Zara dá um passo em direção a um negócio mais sustentável com plataforma de venda de roupa em segunda mão
A Inditex decidiu dar um passo em direção a um negócio mais sustentável ao anunciar a venda de roupa em segunda mão. A partir de 3 de novembro no Reino Unido, a plataforma Zara Pre Owned vai permitir que os consumidores optem por produtos reutilizados.
Segundo o ‘elEconomista’, este será um teste piloto, que depois levará a empresa espanhola a concluir se o vai estender a outros países, e será integrada tanto nas lojas físicas, como na loja online e na aplicação.
“Através desta plataforma, os clientes poderão tomar decisões mais sustentáveis relativamente ao seu vestuário usado e contribuir para a redução do desperdício e do consumo de novas matérias-primas”, disse a empresa num comunicado a que a publicação teve acesso. O espaço de revenda será organizado por categoria de produto com informação detalhada sobre cada item, incluindo imagens atuais fornecidas pelo vendedor e informação original do produto fornecida pela Zara.
Para além disso, a plataforma Zara Pre-Owned também vai oferecer serviços de reparação para qualquer peça de vestuário Zara de qualquer estação do ano, desde a substituição de botões e fechos de correr até à reparação de costuras.
“Esta nova plataforma no website e na aplicação móvel da Zara é mais uma ação dentro da abordagem de sustentabilidade da Inditex e é um exemplo do seu empenho em avançar para um modelo de economia circular que engloba todas as fases da sua actividade, desde a conceção do produto até à gestão das suas lojas, passando pelo fabrico, logística e escritórios da empresa”, explica a empresa espanhola.