Volkswagen Veículos Comerciais revela novo Crafter: cockpit digital, infotainment e ChatGPT estão entre as principais novidades

O novo Crafter será lançado dentro de algumas semanas e será elevado a um nível superior através de uma vasta e abrangente atualização de software e de hardware. O cockpit, em particular, foi completamente redesenhado e apresenta agora a última geração de sistemas de infotainment.

As novas funcionalidades incluem o Digital Cockpit, um volante multifunções, um travão de estacionamento elétrico e vários sistemas de assistência à condução. Em opção, estreia do assistente de voz digital com integração de ChatGPT.

O novo Crafter virá equipado, de série, com painel de instrumentos digital, o Digital Cockpit. Um ecrã de infotainment de 10,3 polegadas é um dos pormenores que define o interior do Crafter-2024, estando disponível, opcionalmente, um ecrã maior, de 12,9 polegadas, baseado na mais recente tecnologia modular de infotainment (MIB).

O sistema Volkswagen, visualmente autónomo, possui uma interface gráfica recentemente desenvolvida e um menu de navegação intuitivo. O Crafter irá também receber um novo sistema de controlo por voz online que permite ativar muitas funções do veículo. Este sistema integra ChatGPT e interage por comandos de voz naturais.

O travão de mão e o interruptor da caixa de velocidades automática foram redesenhados, assim como os comandos das funções de iluminação, os botões na área da consola central e todas as saídas de ar.

A nova gama de sistemas de assistência à condução, sejam os disponibilizados de série ou entre os opcionais, eleva a bem-sucedida linha de produtos a um novo nível, facilitando, assim, o quotidiano dos condutores do Crafter.

No futuro, todos os novos modelos da gama Crafter irão incluir de série as seguintes tecnologias: Front Assist (travagem de emergência autónoma, incluindo monitorização de ciclistas e peões), Lane Assist (sistema de manutenção na faixa de rodagem), Dynamic Road Sign Display (sistema dinâmico de reconhecimento de sinais de trânsito), limitador de velocidade e sensores acústicos traseiros de ajuda ao estacionamento.

Pela primeira vez na carreira de sucesso do Crafter, o Travel Assist (assistente de condução semiautónoma) estará disponível como opção. Em combinação com o Travel Assist, o Emergency Assist (encaminha o veículo até uma paragem segura em caso de ausência de reação do condutor) será também introduzido no novo Crafter.

Ler Mais