Fatos de banho, chinelos, decotes e calções curtos: escola de Matosinhos avisa pais para excessos no vestuário dos alunos

Depois do Liceu Pedro Nunes (Lisboa), agora é a Escola Básica Dr. José Domingues dos Santos (Lavra, em Matosinhos) a alertar para os excessos no vestuário dos alunos: a direção do estabelecimento de ensino enviou um email aos pais a pedir maior atenção na roupa dos filhos, garantindo, no entanto, que nenhum estudante será penalizado pela forma como se veste.

De acordo com a direção, há situações frequentes de alunos a usar calções ou tops demasiados curtos, o que torna bastante visível a roupa interior, momentos que começaram a criar distrações nas salas de aula.

“Alguns chegaram a vir de fato de banho e de chinelos de praia”, revelou o diretor, Licínio Sousa, em declarações ao ‘Jornal de Notícias’, lembrando que o estabelecimento de ensino é frequentado por alunos com até 15 anos.

De acordo com a direção escolar, além das distrações, há alunas que começaram a queixar-se do assédio dos colegas. Os pais, muitas vezes, desconheciam a forma como iam vestidos os seus filhos para a escola. “Alguns saíam de casa de calças de ganga e levavam uma muda de roupa na mochila para depois trocarem na casa de banho”, denunciou Licínio Sousa.

Perante os excessos, a escola apelou à “colaboração” dos encarregados de educação para que as regras de vestuário sejam “olhadas com bom-senso”. “Todos concordam que tops muito curtos, em vez de t-shirts, calções extremamente curtos, em vez de calções até ao meio da perna, não é o melhor vestuário para a escola”, referiu o email. No entanto, referiu a direção, “ninguém será proibido de entrar na escola ou frequentar a aula e testes por causa da roupa”.

Recorde-se que o Liceu Pedro Nunes proibiu, na passada terça-feira, o uso de decotes excessivos, calções curtos ou chinelos. Num email, a diretora Maria do Rosário Andorinha avisou que os alunos que se apresentarem com “calções curtos, decotes excessivos e calçado de praia” podem ser proibidos de realizar os exames nacionais.

Ler Mais