Vai ser possível escolher o motor de pesquisa em Android. Google revela quais as opções disponíveis

A Google acaba de anunciar quais os mecanismos de pesquisa que podem ser seleccionados para Android na Europa. A partir do próximo mês de Março, os utilizadores de Android com equipamentos novos vão poder escolher quais os motores de pesquisa que querem usar no seu smartphone.

O motor da Google obviamente será uma das opções disponíveis, mas estará lado a lado e em pé de igualdade com a concorrência. Em Portugal, as restantes opções são DuckDuckGo, Info.com e Qwant. Estas alterações surgem depois da pesada multa de 4.340 milhões de euros decretada pela Comissão Europeia à empresa, em Julho de 2018, por abuso de domínio Android. A entidade europeia acusou a gigante tecnológica de utilizar a plataforma Android para alcançar o domínio da pesquisa nos equipamentos móveis.

Já em Agosto de 2019, a Google comprometeu-se a integrar mecanismos de pesquisa diferentes nos novos equipamentos Android, vindo estes pré-instalados tal como o seu próprio motor de busca. Destaque-se que os mecanismos de pesquisa vão variar de país para país, uma vez que as opções alternativas foram seleccionadas através de um leilão, no qual as empresas interessadas tinham de participar.

E este processo de selecção valeu mais uma polémica à Google, com os rivais, sobretudo a Ecosia, a criticar o método que consideram ser mais um abuso da posição dominante da Google.