Guerin: maior Rent-a-Car 100% portuguesa fecha 2023 com o melhor resultado de sempre

A Guerin, maior rent-a-car 100% portuguesa, encerrou o exercício de 2023 com o seu melhor resultado de sempre.

Num ano marcado pelo início da recuperação dos impactos infligidos pela pandemia e pela crise no setor automóvel, a Guerin fechou 2023 com um volume de negócios superior 75 milhões de euros que representam um crescimento de aproximadamente 10% face a 2022 e o melhor resultado de sempre da empresa.

Em 2023, a Guerin viu ainda o seu volume de contratos de aluguer crescer em cerca de 22%, face ao ano anterior, com o negócio de B2C a representar 65% e o B2B 35%. Os contratos efetuados por via digital nos KIOSK’s da marca representaram já 74,2% da totalidade dos contratos efetuados no ano passado.

Em 2023 a Guerin abriu 17 novos KIOSK’s totalizando, ao dia de hoje, 41 unidades em todo o país. Os KIOSK’s Guerin são postos de atendimento digital, até agora disponíveis maioritariamente nos aeroportos nacionais, que permitem encurtar para apenas 8 minutos o tempo despendido no processo de aluguer num balcão Guerin e reduzir o uso de papel.

“De uma maneira geral podemos assumir que deixámos praticamente de ter filas nas estações, sabendo nós que este é um dos principais problemas para qualquer empresa de rent-a-car. Também aumentámos muito o nível de satisfação dos clientes, seja em inquérito seja nos reviews das plataformas onde operamos, e reduzimos drasticamente o uso de papel”, referiu Delfina Acácio, diretora-geral da Guerin.

Com 40 estações localizadas de norte a sul do país e nas ilhas e mais de 250 colaboradores, os resultados de 2023 da Guerin são reflexo da aposta ímpar que a marca tem vindo a fazer ao longo dos últimos quatro anos na transição digital e na mobilidade verde a nível nacional. Com efeito, a Guerin é atualmente a única rent-a-car do mercado português a proporcionar aos clientes um processo de aluguer rápido e simples, 100% digital e universal, que não requer qualquer pagamento extra ou estatuto especial por parte dos clientes. Os planos da marca para o futuro são ainda mais ambiciosos.

“Estamos totalmente empenhados em liderar o mercado nacional com a oferta de soluções de mobilidade diferenciadoras e tornar o processo de aluguer cada vez mais simples, rápido e acessível a todos. Temos grandes ambições para o futuro, sendo que os atuais KIOSK’s físicos representam apenas um passo intermédio do futuro integralmente digital e online que estamos a preparar para o mercado nacional. Dando vida ao nosso mote ‘do sofá para a mobilidade’, o nosso objetivo é que todos os clientes Guerin possam aceder 24h/24h, 7d/7d à versão mobile do KIOSK, através dos seus dispositivos móveis, podendo reservar e aceder às nossas viaturas, bem como devolvê-las, num circuito 100% digital e online”, acrescentou a Diretora Geral.

A Guerin ambiciona ser uma empresa 100% paperless, eliminando por completo a utilização de papel no processo de aluguer. Em 2023, e graças à aposta nos KIOSK’s e na transformação digital, a Guerin evitou a impressão de 529.722 folhas e viu a sua faturação eletrónica ascender a 99% da totalidade das faturas emitidas pela empresa.

Para 2024, a Guerin prevê continuar a investir na digitalização de todo o processo de aluguer, seja no desenvolvimento de soluções 100% digitais e mobile, seja em telemática e sistema keyless, duas tecnologias essenciais para o sucesso de um processo de aluguer totalmente digital e cada vez mais ambiental. “Este é um projeto estruturante para a estratégia de futuro da Guerin, pelo que continuaremos a investir em conhecimento, em recursos humanos, em software e em hardware para mudarmos para sempre o processo de aluguer de viaturas em Portugal”, concluiu a responsável.

Ler Mais