Vacina de Oxford estará disponível a 3 de novembro, revela voluntário nos ensaios

Joan Pons, o enfermeiro espanhol que participou como voluntário nos ensaios clínicos da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford, afirmou que o fármaco estará disponível a 3 de novembro, de acordo com o ‘ABC’.

Segundo a mesma publicação a divulgação foi feita durante uma entrevista à estação televisiva ‘Telecinco’, ainda que o enfermeiro tenha sublinhado que a data ainda não é oficial. Contudo, será nesse dia que a vacina irá para a última fase antes de ser analisada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Até agora, segundo Pons, os resultados têm sido muito positivos. A saúde do próprio tem-se mostrado impecável, sem qualquer problema ou sintoma. «Todas as semanas sou testado e provou-se que consegui criar muitos anticorpos e células T», revelou.

No desenvolvimento desta vacina participa também a farmacêutica Astrazeneca, com a qual a União Europeia (UE) estabeleceu um acordo de compra antecipada de 400 milhões de doses de vacinas, no dia 14 de Agosto. No acordo está prevista a compra de  300 milhões de doses em nome dos Estados-membros da UE, bem como um acréscimo de mais 100 milhões, se o fármaco provar a sua eficácia.