Último fim de semana de agosto traz descida de temperaturas, chuva e vento forte

Portugal entra esta sexta-feira, no derradeiro fim de semana do mês com uma previsão meteorológica marcada por temperaturas mais baixas, vento intenso e alguma precipitação, sobretudo no Norte e no Centro do continente.

Executive Digest Contents
Agosto 29, 2025
6:15

Portugal entra esta sexta-feira, no derradeiro fim de semana do mês com uma previsão meteorológica marcada por temperaturas mais baixas, vento intenso e alguma precipitação, sobretudo no Norte e no Centro do continente. As previsões são do portal especializado Tempo.pt.

Depois de duas semanas de tempo ameno e instável, o ar polar voltou a marcar presença. Na última madrugada, os termómetros chegaram a aproximar-se dos 0 ºC no ponto mais alto do território continental, na Torre, na Serra da Estrela. Para esta sexta-feira, espera-se precipitação fraca nas regiões Norte e Centro, acompanhada de rajadas de vento que podem superar os 60 km/h, sobretudo na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Carvoeiro.

A agitação marítima vai prolongar-se até domingo, pelo que é aconselhada prudência nas idas à praia.

Sábado com subida ligeira das temperaturas e aguaceiros no litoral
No sábado, 30 de agosto, as temperaturas deverão registar uma recuperação, sobretudo nas mínimas. Ainda assim, prevê-se um dia de bastante nebulosidade e aguaceiros durante a manhã no litoral Norte e Centro.

As temperaturas mínimas deverão variar entre os 13 ºC na Guarda e os 20 ºC em Faro. Já as máximas vão oscilar entre os 21 ºC em Viana do Castelo e os 31 ºC em Castelo Branco, Évora e Beja. O vento soprará fraco a moderado de Oeste, com tendência para aumentar de intensidade ao longo do dia, em especial nas terras altas e na faixa costeira do Alentejo e do Algarve.

Nos arquipélagos, a previsão aponta para aguaceiros no Norte da Madeira, enquanto os restantes concelhos da região terão céu muito nublado. As temperaturas deverão situar-se entre os 18 ºC e os 27 ºC. Nos Açores, as ilhas dos Grupos Central e Oriental terão bastante nebulosidade e aguaceiros, ao contrário das Flores e do Corvo, que deverão escapar à chuva.

Domingo com nova descida das temperaturas e vento intenso
O domingo, 31 de agosto, será marcado por uma nova descida das temperaturas no continente. Estão previstos aguaceiros para Viseu, Coimbra e todo o Nordeste transmontano, sobretudo durante a manhã. A nebulosidade deverá ser intensa no arranque do dia, dissipando-se gradualmente ao longo da tarde em algumas regiões.

As mínimas vão variar entre os 11 ºC da Guarda e os 19 ºC em Lisboa e Faro. Já as máximas oscilarão entre os 20 ºC em Viana do Castelo e os 30 ºC em Faro, com o interior do Alentejo e do Algarve a manterem valores típicos de verão.

O vento continuará a soprar com intensidade, sendo esperadas rajadas entre 50 km/h e 60 km/h na costa ocidental, sobretudo durante a tarde.

Nos Açores, o domingo trará alguma nebulosidade, mas também períodos de boas abertas nos Grupos Central e Oriental. Em contrapartida, nas ilhas ocidentais, o tempo será mais nublado. As temperaturas deverão variar entre os 18 ºC e os 24 ºC.

Na Madeira, o cenário mantém-se semelhante ao de sábado: possibilidade de aguaceiros na vertente Norte e bastante nebulosidade nas restantes zonas da ilha. As temperaturas deverão variar entre os 18 ºC e os 26 ºC.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.