Ucrânia terá recuperado terras ocupadas pela Rússia desde 2014, garantem serviços de Inteligência britânicos

É “altamente provável” que o exército da Ucrânia tenha recapturado terras na região do Donbass, no leste do país, que estiveram sob ocupação da Rússia desde 2014, garantiu esta terça-feira o Ministério da Defesa do Reino Unido.

Este sábado, um comandante ucraniano referiu que foram retomadas terras perto da vila ocupada pelos russos de Krasnohorivka. Desde então, as forças aerotransportadas fizeram “pequenos avanços” a leste daquela vila, em Donetsk.

No seu briefing diário de Inteligência, o Ministério da Defesa do Reino Unido apontou que os avanços da Ucrânia a leste de Krasnohorivka constituíram “uma das primeiras instâncias desde a invasão da Rússia em fevereiro de 2022 em que as forças ucranianas provavelmente recapturaram uma área de território ocupada pela Rússia desde 2014”.

Os ataques simultâneos da Ucrânia na linha de frente de Donbass – parte dos seus esforços de contraofensiva – provavelmente sobrecarregaram as forças da autodeclarada República Popular de Donetsk e as forças chechenas que operam nesta área, indicou o ministério britânico.

Em 2014, a Rússia anexou ilegalmente o sul da península da Crimeia e as forças apoiadas pela Rússia assumiram o controlo de partes dos oblasts de Donetsk e Luhansk, que fazem fronteira com a Rússia no leste.

Ler Mais