Três carros com ocupantes presos em nevão na serra do Gerês

Três carros com ocupantes encontram-se presos no nevão ao longo da Estrada Nacional 202-3, de acesso a Lamas de Mouro, em Melgaço, desde as 13h40 desta terça-feira. As vias estão cortadas e está em curso uma operação de resgate dos passageiros.

“A indicação que recebemos da GNR foi que a EN 202 – 3, de acesso a Lamas de Mouro, está cortada desde as 14h50”, indicou à Lusa fonte do Comando sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Minho.

Antes, pelas 13h40 e 13h52, a Proteção Civil recebeu o alerta de que três veículos com pessoas no interior ficaram “presos na neve”, também na EN 202-3, pelo que estão a ser desenvolvidas operações para os socorrer.

“Terão ido ver a neve, ficaram atolados”, explicou a mesma fonte.

Em causa estão duas viaturas na Gavieira, onde estão os Bombeiros de Arcos de Valdevez, e um veículo em Castro Laboreiro, onde estão “três veículos com três operacionais da Câmara de Melgaço”.

A Lusa tentou, sem sucesso, falar com a autarquia e com a GNR de Viana do Castelo.

Na rede social Facebook, o município de Melgaço escreveu, pelas 11h30, que “as vias estão transitáveis e limpas”.

“Na noite passada, nevou nas localidades com cota acima dos cerca de 700 metros, designadamente a partir da freguesia de Cubalhão e em Lamas de Mouro, Branda da Aveleira e Castro Laboreiro. Também em Parada do Monte, no topo das montanhas, numa cota acima dos 1.100 metros, se registou queda de neve”, descreveu a autarquia.

A Câmara indica também que, “de acordo com as previsões, a neve deverá derreter ao longo do dia” e, “a partir do meio da tarde, a cota de neve deverá ser a partir dos 1.000 / 1.100 metros”.

Ler Mais