Trabalhadora de um takeaway com 61.000 Bitcoins detida por lavagem de dinheiro. Foi a maior apreensão de sempre

Uma ex-trabalhadora de uma empresa de takeaway foi detida por lavagem de dinheiro depois de ter sido encontrado em sua posse carteiras com 61.000 Bitcoins, avaliadas em 2,3 mil milhões de euros.

Jian Wen, de 42 anos, residia num apartamento por cima de um restaurante chinês em Leeds, no Reino Unido, onde se envolveu na conversão de criptomoedas em ativos, incluindo imóveis multimilionários e joias de alto valor, revela o ‘The Guardian’.

A apreensão das Bitcoins foi descrita como a maior de todos os tempos, com as estimativas iniciais avaliadas em 2,3 mil milhões de euros, embora se acredite que o seu valor tenha aumentado para 3,9 mil milhões de euros devido à volatilidade da criptomoeda.

Não há evidências legítimas sobre a origem das Bitcoins, podendo estas estar ligadas a uma fraude de investimento na China.

A mudança drástica no estilo de vida de Wen incluiu a aquisição de uma luxuosa casa de seis quartos em Londres, com renda mensal de cerca de 20 mil euros, e a matrícula do seu filho numa escola particular no Reino Unido.

Apresentando-se como funcionária de uma joalheria internacional, as suas tentativas de compra de propriedades caras em Londres foram dificultadas devido a verificações rigorosas de lavagem de dinheiro, e as suas alegações de ganhos provenientes da mineração de Bitcoin foram questionadas.

Atualmente está ainda em fuga um segundo suspeito.

Ler Mais