Tem dúvidas sobre a migração da TDT? Anacom lança linha gratuita de apoio
Há uma nova linha gratuita sob a tutela da Anacom – Autoridade Nacional de Comunicações, destinada a todos os portugueses com dúvidas sobre a migração da rede de emissores da TDT. A partir de hoje, todas as questões podem ser esclarecidas através do 800 102 002.
Segundo a Anacom, o objectivo é prestar informações sobre o processo de migração, nomeadamente a alteração do emissor de Odivelas Centro, agendada para o dia 27 deste mês. Neste dia, o emissor passará do canal 56 para o canal 35, sendo necessário proceder à sintonia automática da televisão (através do comando ou do descodificador TDT) para voltar a ter acesso aos canais em sinal aberto.
A nova linha gratuita está disponível entre as 9h e as 22h, todos os dias. Contudo, no dia seguinte à mudança do emissor de Odivelas Centro, funcionará 24h “por ser expectável que mais pessoas contactem o call center, uma vez que quando o emissor for alterado quem apenas tem TDT (televisão gratuita) ficará sem imagem no seu televisor”.
Caso o apoio via telefone não seja suficiente, a Anacom informa que terá equipas técnicas no terreno para ajudar a população a sintonizar os seus equipamentos. Este serviço também será gratuito.
“Releva-se ainda que não será preciso substituir ou reorientar as antenas, trocar a televisão ou o descodificador; e ninguém terá que subscrever serviços de televisão paga”, sublinha a autoridade. Esta informação chegará, a partir de hoje, a 135 mil residências e estabelecimentos comerciais das zonas potencialmente abrangidas pela alteração: todo o concelho de Odivelas; freguesias de Lumiar, Carnide e Santa Clara, em Lisboa; e Encosta do Sol, na Amadora.
Depois da alteração do emissor de Odivelas Centro, a 27 de Novembro, o processo de migração da TDT prosseguirá a nível nacional a partir do final de Janeiro/Fevereiro.