L’Oréal: Inovação sustentável
A descarbonização na L’Oréal é um esforço contínuo que passa por várias frentes. A prioridade é a transição para energias renováveis em todas as fábricas. Este esforço já está em curso, com várias das unidades a funcionar com energia 100% renovável, e a implementação de tecnologias de eficiência energética está a permitir uma redução significativa das emissões.
«Paralelamente, estamos a transformar a cadeia de abastecimento, incentivando os nossos fornecedores a adoptarem práticas de baixo impacto ambiental, como a utilização de transporte mais eficiente e materiais de origem sustentável. Também estamos a apostar em soluções de transporte mais ecológicas, como o uso de camiões de baixo carbono e a optimização da logística para reduzir o número de viagens necessárias. Desta forma, estamos a abordar não apenas as emissões directas, mas também as emissões indirectas associadas ao transporte e distribuição.
Além disso, temos um foco crescente no desenvolvimento de produtos mais sustentáveis, como as embalagens de refill e os produtos sólidos, que utilizam menos recursos e são mais ecológicos ao longo do seu ciclo de vida. Estas iniciativas reflectem a nossa visão para um futuro mais verde e fazem parte da estratégia global da L’Oréal para liderar a transição para um modelo de negócio mais sustentável », explica Ana Sofia Amaral, responsável de Sustentabilidade da L’Oréal Portugal.
A empresa possui uma política formal de sustentabilidade que está completamente alinhada com o programa global L’Oréal for the Future, lançado em 2020. Este programa é o plano de acção estratégico para transformar a forma de operar, colocando a Sustentabilidade no centro de todas as decisões. O L’Oréal for the Future define uma série de metas a serem alcançadas até 2030 e 2050, abrangendo várias áreas como a descarbonização, o uso de recursos hídricos e a circularidade dos materiais.
«Este ano revemos a nossa trajectória de descarbonização de acordo a SBTi (Science Based Targets inicitive) e o standardNET-ZERO (Até 2030, pretendemos reduzir em 57% as emissões de carbono associadas às nossas operações e em 28% as emissões ligadas ao scope 3, versus o ano de 2019. Estas metas são suportadas por um compromisso em assegurar que 100% das nossas fábricas utilizem energia renovável até 2025 e que todos os nossos ingredientes e embalagens sejam de origem sustentável», acrescenta a responsável.
O L’Oréal for the Future também promove a inovação sustentável, com o objectivo de melhorar o perfil ambiental de 100% dos novos produtos, garantindo que cada nova solução tenha um impacto ambiental inferior ao seu antecessor. Esta estratégia é acompanhada por investimentos significativos em pesquisa e desenvolvimento, criando soluções mais verdes em todas as áreas da actividade, desde as embalagens até à logística e distribuição.
«Com o L’Oréal for the Future, estamos a transformar o nosso modelo de negócio para que seja verdadeiramente sustentável e estamos a contribuir activamente para a construção de um futuro melhor, não só para a L’Oréal, mas para a sociedade e o planeta. Além disso, temos programas inovadores como o Hairstylist for the Future, que envolve os salões de cabeleireiro no compromisso com a sustentabilidade, promovendo a redução do consumo de água e a reciclagem de resíduos», explica Ana Sofia Amaral.
DESAFIOS E METAS
A implementação de iniciativas ambientais enfrenta vários desafios, sendo um dos mais significativos a transformação profunda da cadeia de valor para incorporar práticas mais sustentáveis. Trabalhar com uma vasta rede de fornecedores exige não apenas a implementação de novos processos, mas também uma mudança de mentalidade, para garantir que todos adoptam práticas responsáveis e ambientalmente conscientes. Um dos grandes objectivos é assegurar a rastreabilidade total das matérias-primas de origem vegetal até 2030, o que implica um esforço contínuo na monitorização e cooperação com agricultores e fornecedores para garantir que os materiais são obtidos de forma ética e sustentável.
Outro desafio está relacionado com a substituição de ingredientes não renováveis por opções renováveis de base biológica. Embora tenham feito avanços significativos, como o desenvolvimento de polímeros de base biológica que aumentaram a percentagem de ingredientes renováveis em produtos como máscaras de olhos de 40% para 98%, continuar a expandir esta inovação a todos os produtos requer um grande investimento em pesquisa e desenvolvimento.
As Ciências Verdes são uma das estratégias de investigação e inovação, para o desenvolvimento destas opções renováveis para melhorar o impacto ambiental dos produtos, mantendo um elevado desempenho e segurança. As Ciências Verdes estão posicionadas como o futuro da beleza, combinando biotecnologia, química verde e extracção verde para desenvolver ingredientes e formulações mais sustentáveis e de origem natural.
Finalmente, a adesão dos consumidores a novas formas de consumo também apresenta um desafio. Embora haja uma maior consciencialização sobre as questões ambientais, ainda é necessário garantir que os consumidores compreendem e adoptam práticas mais sustentáveis, como o uso de produtos recarregáveis e formatos de refill. O objetivo é criar um impacto duradouro não apenas através dos produtos que desenvolvemos, mas também através de uma mudança nos comportamentos de consumo, tornando a sustentabilidade acessível e desejável para todos.
«Como já referido, as nossas metas estão definidas no âmbito do programa L’Oréal for the Future. Até 2030, pretendemos que 95% dos nossos ingredientes sejam de origem biológica, derivados de minerais abundantes ou provenientes de fontes circulares. Além disso, temos o objectivo de reduzir o consumo de água em 30% em todas as nossas operações e garantir que 100% da água utilizada seja reciclada e reutilizada nos nossos processos industriais até 2030.
No que diz respeito às embalagens, a nossa meta é que 100% das embalagens de plástico sejam feitas de materiais reciclados ou de base biológica até 2030, com uma meta intermédia de 50% até 2025.
RECICLAGEM E TECNOLOGIA
A L’Oréal tem implementado diversas práticas no seu dia-a-dia para minimizar o impacto ambiental, envolvendo directamente os colaboradores e as operações dos escritórios. «Nos nossos escritórios, promovemos a reciclagem de resíduos, com pontos de recolha para papel, plástico e outros materiais em todas as áreas de trabalho. Promovemos igualmente a reciclagem de embalagens de produtos de Beleza que depois utilizamos para outras finalidades como a realização de trabalhos artísticos.
Incentivamos também a redução do consumo de materiais descartáveis, eliminando plásticos de uso único e substituindo-os por alternativas reutilizáveis, como copos e garrafas de vidro ou metal. Além disso, adoptámos soluções digitais para reduzir o consumo de papel, promovendo um ambiente de trabalho mais digitalizado e menos dependente de impressões físicas. A nossa comunicação é 100% feita com base em ferramentas digitais», sublinha a responsável de Sustentabilidade da L’Oréal Portugal.
Em Portugal, a renovação dos escritórios resultou numa redução de 46,13% das emissões de CO2, passando de 323 toneladas/ano para 174 toneladas/ano. Esta melhoria foi alcançada através de soluções mais eficientes em termos energéticos, incluindo a optimização da iluminação, climatização e a introdução de equipamentos de baixo consumo.
A tecnologia é também uma ferramenta essencial na redução do impacto ambiental. A L’Oréal está a investir em tecnologias de inteligência artificial e machine learning para optimizar processos de produção e reduzir o consumo de energia. Um exemplo é o Water Saver, uma tecnologia inovadora desenvolvida em parceria com a startup suíça Gjosa, que permite reduzir o consumo de água em até 69% durante a lavagem de cabelo nos salões de cabeleireiro.
«Além disso, estamos a investir no desenvolvimento de novos métodos de produção que utilizam biotecnologia para a criação de ingredientes de origem renovável, minimizando o uso de recursos não sustentáveis. Este investimento em inovação tecnológica está a ajudar-nos a alcançar as metas de sustentabilidade estabelecidas no programa L’Oréal for the Future », conclui Ana Sofia Amaral, responsável de Sustentabilidade da L’Oréal Portugal.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Redução da pegada ambiental”, publicado na edição de Outubro (n.º 223) da Executive Digest.