Super aterro na China atinge limite 25 anos antes do previsto
Tem uma dimensão equivalente a cerca de 100 campos de futebol e só deveria atingir o seu limite dentro de 25 anos, mas o aterro de Jiangcungou na província chinesa de Shaanxi já não consegue receber mais resíduos. Este é o maior depósito de lixo da China, construído para receber 2500 toneladas de resíduos por dia.
Contudo, segundo aponta a BBC, a realidade tem sido bastante diferente. Em vez de 2500 toneladas, o aterro de Jiangcungou recebe cerca de 10 mil toneladas de lixo todos os dias, mais do que qualquer outro aterro no país.
Na base do problema estarão os 1,4 mil milhões de cidadãos que residem na China e a consequente quantidade de lixo que produzem. A China é mesmo um dos maiores poluidores a nível mundial e nem o seu super aterro está a conseguir dar vazão aos resíduos gerados.
Construído em 1994, o aterro de Jiangcungou deveria durar até 2044. Com perto de 700 mil metros quadrados de extensão e 150 metros de profundidade, serve oito milhões de cidadãos. Até há pouco tempo, a cidade de Xi’an, onde o depósito está localizado, recorria somente a esta estrutura para tratar o lixo doméstico. Porém, perante os problemas de capacidade verificados, foi aberta uma unidade de incineração do início deste mês e está prevista a inauguração de pelo menos outras quatro em 2020.