Sondagem: Aliança com o Chega não seria suficiente para PSD chegar ao governo
Para chegar ao governo, o presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio, teria de reunir o apoio de três partidos à direita para ultrapassar apenas socialistas, de acordo com o último barómetro da Intercampus realizado para o Correio da Manhã (CM).
Uma aliança entre o PSD e o Chega, liderado por André Ventura, não seria suficiente porque os dois partidos juntos não superam os 37,1% das intenções de voto nos socialistas, aponta ainda o barómetro.
Para superar o Partido Socialista (PS), Rui Rio (com 24,2% das intenções de voto) teria de se alinhar com todos os partidos à direita, tal como aconteceu nos Açores. Com o Chega, o CDS-PP e a Iniciativa Liberal seria possível atingir 38,9% e, desta forma, superar os socialistas.
No entanto, se o PS se voltasse a juntar a um dos antigos parceiros da ‘geringonça’ conseguiria assegurar o poder. Segundo o barómetro, só o PS, Bloco e PCP juntos conseguiriam reunir 49,7% dos votos se as eleições legislativas fossem hoje.
No que toca ao Orçamento do Estado para 2021, quase metade dos portugueses ‘culpam’ o Bloco de Esquerda (BE) pelo fracasso das negociações, aponta ainda o inquérito. Questionados se o partido fez bem em chumbar o documento, 42,9% responde que não.
A sondagem foi realizada pela Intercampus para o CM com o objetivo de conhecer a opinião dos portugueses sobre vários temas da atualidade nacional. Foram entrevistados 622 portugueses por telefone, de forma aleatória, entre 9 e 16 de novembro.