Rua da Madalena está em risco de “colapso”: junta de freguesia exige “medidas imediatas” da Câmara de Lisboa

A Rua da Madalena, na Baixa lisboeta, está um risco de “colapso”, alertou esta quarta-feira a Junta de Freguesia de Santa Maria Maior: em causa está o desvio do trânsito da Rua da Prata, devido às obras – de acordo com Miguel Coelho, presidente da junta, “existem vários abatimentos pela rua, um bastante preocupante”, o que motivou um pedido de “medidas imediatas” à Câmara Municipal de Lisboa.

“Alertei a câmara, foram lá arranjar, mas foi superficial. Dois dias depois estava na mesma, voltei a alterar e voltaram. Hoje está na mesma e, portanto, é uma situação muito complicada que só se resolve tomando medidas imediatas para impedir o volume de tráfego na Rua da Madalena”, acrescentou.

De acordo com a junta, a “Rua da Madalena é percorrida diariamente por uma média de seis mil veículos, incluindo autocarros e outras viaturas pesadas”, indicou Miguel Coelho, em declarações à rádio ‘TSF’. “Todos os dias poluem, provocam ruído excessivo, condicionam o trânsito e o acesso ao comércio e às habitações”, alertou, comprometendo a circulação pedonal e danificando “rapidamente, e aos olhos de todos, a infraestrutura viária”.

A solução, avançou, passa por alterações no trânsito, com a abertura “na Rua da Prata, durante o período da manhã – entre as 7 e as 10h30 – um canal de escoamento”: “Depois, tornar a Rua do Ouro provisoriamente em dois sentidos. É uma rua recentemente arranjada e que suporta. Mesmo que traga alguns incómodos, é melhor assim do que estar a canalizar tudo para a Rua da Madalena”, referiu.

A Rua da Prata está em obras desde dezembro de 2022, tendo sido reaberta no final de novembro com a reposição da circulação do elétrico 15 e um canal ciclopedonal – a circulação automóvel continua interdita.