EUA anunciam pacote de ajuda militar de 400 milhões de dólares para Kiev

Os Estados Unidos vão anunciar, esta sexta-feira, um novo pacote de ajuda militar de 400 milhões de dólares para a Ucrânia: a ajuda dos EUA chega num momento em que a Rússia terá lançado uma grande ofensiva em Kharkiv, segundo revelaram duas autoridades americanas, citadas pelo jornal ‘POLITICO’.

O pacote, que envolverá a transferência de armas já armazenadas nos EUA, inclui novos mísseis Patriot, mísseis antiaéreos Stinger, veículos de combate Bradley, MRAPs, sistemas anti-blindados Javelin e outras munições.

“Posso garantir que novos anúncios [de fornecimento de armas] serão feitos nas próximas semanas”, reforça porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, sem no entanto especificar o tipo de novos envios de armas às autoridades que Washington planeia enviar a Kiev.

Anteriormente, o Conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, salientou que a ajuda dos EUA não mudará a situação na Ucrânia no imediato, e que os militares russos continuarão os seus sucessos na linha da frente e farão progressos na Ucrânia num futuro próximo.

A Alemanha, através do ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, anunciou também que o país comprará sistemas HIMARS dos EUA para a Ucrânia, de acordo com a publicação ‘Ukrinform’. “Posso confirmar que nós, em cooperação com os americanos, transferiremos 3 sistemas HIMARS para a Ucrânia”, disse Pistorius.