Responsável russo quer criar exército profissional de 7 milhões de soldados ao serviço do Kremlin

Leonid Slutsky, deputado russo que esteve envolvido em diversas negociações de paz com a Rússia, exigiu um exército profissional de 7 milhões de soldados na Rússia para garantir que não seja necessário qualquer grupo mercenário para a segurança do país.

A Rússia foi abalada, este fim de semana, pela insurreição de Yevgeny Prigozhin e as suas tropas mercenárias do grupo Wagner, que dirigiram para Moscovo. Segundo Slutsky, a Rússia deve ter um exército contratado de pelo menos 7 milhões de militares e civis, além do atual exército conscrito.

“O país não precisa de uma PMC (empresa militar privada) e seus semelhantes”, indicou Slutsky, chefe do Partido Liberal Democrático, na rede social ‘Telegram’. “Existem problemas no exército regular mas as PMCs não podem resolvê-los.”

No final de 2022, Putin apoiou o reforço do exército para 1,5 milhões de combatentes – incluindo 695 mil soldados contratados. No entanto, a criação de um exército contratado de 7 milhões iria exigir um enorme subsídio orçamentário. A economia russa, prejudicada pela guerra e subsequentes sanções ocidentais, contraiu 2,2% no ano passado e espera-se que recupere apenas de forma marginal este ano.