“Quem tem um bom domínio da língua inglesa está em vantagem no mercado de trabalho”

Ter um bom domínio da língua inglesa é um requisito fundamental no mercado do trabalho, e também uma mais valia nas pretensões de crescimento e expansão da carreira profissional.

A Executive Digest falou com o Padre Tarcízio Morais, Coordenador da Equipa da Área Educativa da Fundação Salesianos, que encetaram recentemente um protocolo com Cambridge University Press & Assessment, que visa garantir a todos os alunos uma progressiva valorização da sua proficiência em inglês.

“O mercado de trabalho é cada vez mais desafiante, no qual as competências em termos da proficiência linguística em inglês são cada vez mais exigentes e nesse sentido damos ferramentas aos nossos alunos para que sejam futuros profissionais de excelência”, disse o Padre Tarcízio Morais.

Com um mundo cada vez mais globalizado e encurtado devido à queda de barreiras geográficas proporcionadas pelas novas tecnologias, o contacto com a língua inglesa desde cedo abre portas a um sem número de possibilidades de crescimento.

“Estamos a assistir a uma globalização do mundo e as oportunidades que os jovens que dominam a língua inglesa são elevadíssimas, quer seja nas oportunidades de concluir os estudos académicos quer seja no início da sua carreira profissional”, afirmou, sublinhando que “quem tem um bom domínio da língua inglesa está em vantagem no mercado de trabalho”.

O Coordenador desta equipa da Fundação Salesianos acredita também que as empresas devem apostar na formação da língua inglesa dos seus funcionários, considerando “importante que os atuais profissionais possam atualizar as suas bases de formação e desenvolver as suas aprendizagens porque permite aumentar o crescimento dos colaboradores e desenvolvimento profissional, tornando-os mais competitivos”.

Com o protocolo celebrado com a Cambridge University Press & Assessment,a Fundação Salesianos pretende contribuir para uma sustentada valorização da aprendizagem da língua inglesa e o objetivo é proporcionar aos alunos das escolas Salesianas a conclusão da sua escolaridade obrigatória com um nível avançado de proficiência em inglês.

“Com a assinatura deste protocolo, a Fundação Salesianos reforça a importância de formar jovens que estejam preparados para os desafios do nosso tempo. O futuro é hoje e está cada vez mais global, seja em termos de formação académica, com procura de cursos universitários além-fronteiras onde a língua dominante é o inglês, como o ingresso no mercado de trabalho que é cada vez mais global”, conclui o Padre Tarcízio Morais.

Ler Mais