Qual foi a marca automóvel mais vendida em 2023? Ranking tem líder incontestado mas traz quedas surpreendentes

O ranking global de vendas por fabricante em 2023 reafirmou a liderança global da Toyota como a marca preferida dos condutores de todo o mundo – apesar de não ter qualquer um dos seus modelos como o carro mais vendido do mundo, o fabricante japonês teve uma distância do segundo classificado, a Volkswagen, por pouco menos do dobro do número de unidades registadas.

No total, em 2023 a Toyota colocou 9.483.137 automóveis em todo o mundo e a sua presença é quase total em todos os mercados. Não é por acaso que o Corolla é o carro mais vendido de todos os tempos, com 50 milhões de unidades registadas desde que foi colocado à venda.

Segundo as conclusões da ‘Auto Industry Analysis’, que recolheu dados de grandes consultoras como a ‘Jato Dynamics’, o segundo fabricante da tabela é a Volkswagen, mas muito atrás dos japoneses. Ao longo de 2023, a marca alemã conseguiu vender 5.276.200 automóveis. O terceiro fabricante é a Ford, com 4.246.000 modelos vendidos.

A chave para estes dois fabricantes é, por um lado, uma grande presença no mercado europeu, mas também na China no caso da Volkswagen. Para a Ford, a sua força reside principalmente na América do Norte.

Entre os principais dados do estudo, realce para a Hyundai, que conseguiu alcançar pela primeira vez a quarta posição com quase quatro milhões de carros vendidos. A sua presença na maioria dos mercados mundiais valeu-lhe essa posição.

Surpreende também a posição da BYD, a marcha chinesa ainda com muito pouca experiência, mas a alcançar o 9º posto, sobretudo devido à sua força no mercado chinês.

Por fim, vale destacar a saída das 10 fabricantes com mais vendas da Mercedes-Benz, que não fica atrás apenas da BYD, mas também da Chevrolet, Suzuki, Kia, Nissan e Honda, com pouco menos de 2,5 milhões de unidades vendidas em 2023.

Ler Mais