Quais os conceitos que temos de conhecer quando pretendemos adquirir um seguro?
Um dos aspetos mais importantes antes de contratar ou rever um seguro é estarmos informados sobre o seu funcionamento.
Hoje em dia, há seguros para tudo: para o nosso carro, para a nossa casa, seguros de saúde, seguros até para a nossa própria vida.
Desta forma, o ‘Doutor Finanças’ explica os principais conceitos do mundo dos seguros para estarmos informados no momento da aquisição.
Antes de qualquer coisa, é importante estar familiarizado com os termos do mundo dos seguros: capital seguro, franquia, prémio, apólice, período de carência, exclusões, coberturas duplicadas e atualização do capital em dívida.
O capital seguro é o valor máximo que acordamos com a seguradora em caso de sinistro e que fica assente na apólice, ao passo que a franquia é o valor que o segurado fica responsável por pagar.
O prémio é o preço que pagamos pelo seguro, que é calculado tendo em consideração vários fatores relacionados com a pessoa que o vai adquirir, como a idade, o gênero, hábitos de vida e historial clínico. Existem quatro modalidades de pagamento do prémio: anual, mensal, trimestral ou semestral.
O período de carência é o período temporal em que não podemos acionar o seguro.
A apólice é o conjunto de todos os documentos, condições e atas do contrato entre seguradora e segurado. Na apólice devemos ter em atenção as exclusões e coberturas duplicadas, para perceber se o motivo pelo qual adquirimos o seguro está coberto e se não há coisas no novo seguro que já são cobertas por um que já temos.