Professores e alunos estão a ser chamados para exames e provas de aferição em dias de feriado. Ministério justifica com a lei

Há várias provas de aferição e exames nacionais que, este ano, se vão realizar em dias de feriado municipal, em várias localidades de Portugal. Nesse sentido, perante a realidade de professores e alunos que são convocados para estas provas em dias de feriado, os diretores de agrupamentos escolares afetados pela situação estão a ser questionados pela comunidade escolar sobre como proceder.

A informação é avançada pelo Diário de Notícias, que assinala que os diretores remetem responsabilidades para o Ministério da Educação.

Por sua vez, o ministério liderado por João Costa remete para o regulamento e explica ao jornal que “devido ao prazo estabelecido para a realização das provas e exames não é possível compatibilizar com todos os feriados municipais do país”, justificando com uma “questão de equidade” e recordando que “as provas de aferição são de aplicação universal e obrigatória”.

Por outro lado, o Governo diz que a responsabilidade da organização logística para a realização das referidas provas e dos diretores. O mesmo jornal adianta que há responsáveis de agrupamento de escolas em Oeiras que estão a oferecer mais um dia de férias para mobilizar os professores para vigilância nas provas e exames.

É em Oeiras que acontece a primeira sobreposição entre provas de aferição: no dia 7 de junho a Prova de Aferição de Matemática do 8.º ano acontece no dia de feriado municipal.

Há casos também a 16 de julho em Espinho e Olhão, onde se assinala dia de feriado em data do Exame Nacional de Matemática do 9.º ano.

A 20 de junho é feriado no Corvo, Açores, e Ourém, dia de exames de Geografia A e História da Cultura e das Artes. A 22 de junho, o feriado em Vila Pouca de Aguiar acontece no mesmo dia do Exame Nacional de História A e de Espanhol. Dia 28, no Barreiro, o feriado fica também marcado por provas de Matemática, MAC e Latim.

O problema mantém-se em julho, na 2.ª fase dos exames nacionais. No dia 24 desse mês, feriado municipal em Condeixa-a-Nova e Pedrógão, há provas de Matemática, MAC e Filosofia.  dia seguinte as provas de Biologia, História, Geometria Descritiva, Desenho A acontecem no mesmo dia em que há feriado municipal em Cantanhede, Celorico de Basto, Mira, Mondim de Basto, Ovar e Santiago do Cacém.

No dia 26 de julho ocorre a última sobreposição: em Loures é dia de feriado municipal, mas também de exames de de Inglês, Alemão, Espanhol, Francês, Italiano e Mandarim.

Ler Mais