Preço do azeite em Espanha dispara e Governo incentiva ao cultivo em Marrocos. Portugal em linha para ganhar terreno no mercado

Em Espanha o setor de produção de azeite vive um momento especialmente delicado: o preço praticamente duplicou nos últimos meses, nas prateleiras dos supermercados, e o pior ainda está para vir. Depois de uma colheita péssima, outra virá, devido aos fenómenos climáticos extremos no país, e à situação de seca.

Os agricultores reclama que não beneficiam desta grade inflação no preço do azeite, apenas as distribuidoras, e a ‘estocada final’, segundo a Associação Agrária de Jovens Agricultores espanhola (Asaja) de Alicante denuncia que o Governo está a incentivar ao cultivo de oliveira… em Marrocos.

A revolta no setor é relatada pelo ABC, perante o investimento num país que é competidor direto de Espanha na produção de azeite. O presidente regional da Asaja recorda que o Governo de Pedro Sánchez “decidiu injetar em outubro 115 milhões de euros na agricultura em Marrocos, para promover o seu desenvolvimento e plantar mais de 600 mil oliveiras, enquanto cá o cultivo perde força e passou de representar 40% da produção mundial de azeite para pouco mais de 21%”.

Por outro lado, a liderança espanhola tradicional neste mercado é ameaçada pelo ‘boom’ de produção em Portugal, onde a área dedicada ao olival continua a crescer.

Também as autorizações que variam de país para país, e permitem que sejam vendidas misturas de azeite com outros óleos vegetais, como de girassol, não beneficiam Espanha, onde esta produção é proibida, e só muito recentemente chegou às cadeias de supermercados, como noticiou a Executive Digest.

Chamam-lhe a versão ‘blend’ de azeite, proibida em Espanha, mas que está a gerar grande polémica entre agricultores e produtores, perante um produto que até agora era inédito nas prateleiras dos supermercados espanhóis: a mistura de azeite com outros óleos, como o de girassol.

O produto embalado no mesmo recipiente (garrafões de cinco litros), em tudo semelhante ao verdadeiro azeite, está desde segunda-feira disponível, a um preço mais baixo do que a verão ‘original’, nos supermercados da rede MAS, em Sevilha, na região da Andaluzia.

A denúncia parte de Cristóbal Cano, secretário-geral da União de Pequenos Agricultores e Ganadeiros (UPA) na Andaluzia, que considera, em declarações ao El Mundo, que a medida é “um míssil diretamente contra a linha-de-água” daquele que é um dos produtos com maior prestígio em Espanha, sendo que o azeite é colocado á venda com uma clara e explícita deterioração das suas propriedades e qualidades originais, já que mistura várias matérias-primas na sua origem.

A ‘blend’ de azeite terá surgido como uma resposta à inflação e ao grande aumento de preço que o produto original tem sofrido, associado também ao incremento dos custos de produção e a fraca colheita, devido ao mau tempo da última temporada.

“O que encontramos é um novo produto, baseado na mistura de óleo de girassol e azeite, com o objetivo de torna mais barato o preço de venda e atrair o consumidor”, lamenta Cano.

A prática de misturar azeite e óleo vegetal é expressamente proibida em Espanha, pelas normas de qualidade e rastreabilidade de produtos, no entanto a União Europeia permite que seja feito em outros países, como Portugal.

Ler Mais