Poupar combustível? Governo recomenda que condutores não passem os 100 km/h

O Conselho de Ministros aprovou esta terça-feira um conjunto de recomendações que pretendem potenciar a poupança energética no país, entre elas, uma ação de comunicação e sensibilização que apela aos condutores a não excederem os 100 quilómetros por hora.

Segundo a resolução, publicada em Diário da República, as campanhas poderão ser feitas através das redes sociais online e da comunicação social tradicional, e está também previsto o envolvimento das Câmaras Municipais e das Juntas de Freguesia como plataformas de difusão da informação junto das populações.

Para esse fim, as ações podem incluir rubricas televisivas em canal aberto, publicações em jornais físicos e digitais, o envio de mensagens através da Proteção Civil e sessões de esclarecimento presenciais e online.

Mediante esses formatos, o executivo liderado por António Costa pretende abordar, além da velocidade nas estradas, outros temas do foro da energia, como “iluminação, climatização, utilização de equipamentos, eficiência de recursos, mobilidade”.

Com o objetivo de apelar à “adoção de comportamentos mais eficientes visando a redução do consumo de energia e água para o público em geral”, as ações de sensibilização decididas em Conselho de Ministros pretendem também promover alternativas às viagens aéreas de trabalho, as deslocações a pé e a mobilidade suave, o uso do transporte público, o transporte elétrico de mercadorias, e a adoção de planos de mobilidade sustentável para empresas e organizações.

Além de tudo isso, o Governo aponta que, sempre que seja “viável”, o teletrabalho será a solução mais indicada para se conseguir “a redução dos consumos energéticos”.

Ler Mais