Pequim prepara-se para dar um forte empurrão à Tesla na conquista do mercado chinês
O sucesso do pequeno veículo elétrico Hong Guang Mini, da marca Wuling, no mercado dos veículos elétricos poderá ser abalado em breve devido a uma recente norma das autoridades chinesas, embora ainda pouco clara, sobre a emissão de licenças de matrículas em Xangai, onde está sediada a fábrica chinesa da Tesla.
Naquela cidade costeira da China, deixou de ser permitido emitir licenças para placas de matrícula gratuitas para veículos elétricos que custem menos de 100.000 yuans (cerca de 12.810 euros), segundo informação avançada pelos meios de comunicação locais.
De acordo com o South China Morning Post, embora a informação não tenha sido confirmada oficialmente, as autoridades deverão fazê-la nas próximas semanas. A medida deverá interferir largamente com as vendas do veículo elétrico de pequenas dimensões Hong Guang Mini, comercializado por aproximadamente 3.630 euros, sobretudo no caso de se decretada permanentemente.
Em declarações ao Quartz, um revendedor do Hong Guang Mini em Xangai confirmou que, neste momento, não é possível emitir novas licenças de matrícula para o pequeno veículo, apesar de não ter havido qualquer comunicação nesse sentido.
Fonte da empresa fabricante do carro, a GM-Wuling Automobile, confirmou a mesma interdição à publicação chinesa 21 Caijing, sublinhando que não recebeu um aviso oficial.
O Governo chinês definiu que, nas grandes cidades chinesas, os residentes têm de se sujeitar a sorteios ou leilões para conseguirem licença de matrícula, uma estratégia criada para diminuir o congestionamento de trânsito e a poluição do ar.
De forma a encorajar à transição para um meio de transporte mais ecológico, Xangai começou a emitir placas de licença gratuitas para proprietários de veículos elétricos desde 2013, além dos subsídios estatais também criado para esses carros mais amigos do ambiente.
Além do Hong Guang Mini, outras 30 marcas de veículos elétricos de baixo custo também poderão ser afetadas pela alteração das regras na China.
O modelo Hong Guang Mini rapidamente se tornou no principal rival da Tesla no país aquando do seu lançamento em julho. Apesar de ficar atrás dos modelos da Tesla no que diz respeito à autonomia e desempenho, o baixo preço pelo qual é vendido atraiu compradores de forma massiva, sobretudo os mais jovens.
Em janeiro, a empresa vendeu 36.760 Hong Guang Mini, segundo dados divulgados pela plataforma sueca EV-Volumes. Nesse mesmo mês, a Tesla vendeu apenas 16.521 carros, de acordo com a China Passenger Car Association. Em março, o pequeno veículo elétrico manteve a sua liderança nas vendas, com 39.745 veículos vendidos, face aos 34.635 da Tesla.