Pedido de aprovação da vacina contra a Covid-19 da Novavax pode entrar já em dezembro

A empresa norte-americana Novavax, espera entrar com um pedido de aprovação da sua vacina contra a Covid-19 nos Estados Unidos em dezembro próximo, segundo confirmação do presidente e CEO Stanley Erck em entrevista ao jornal checo, Hospodarske Noviny.

A empresa pretende produzir parte da vacina na sua fábrica da República Checa, o que dará ao país acesso ao produto assim que for aprovado, disse o responsável ao mesmo jornal.

Recorde-se que na segunda-feira a Novavax anunciou que começou o processo de recrutamento de voluntários para a segunda fase de um ensaio clínico em desenvolvimento da sua vacina contra a doença viral, estimando que os resultados provisórios estejam disponíveis no quarto trimestre de 2020.

Neste momento, são várias as candidatas a uma vacina contra a Covid-19 em desenvolvimento, de entre as quais se destacam a da AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, da CureVac, da Johnson & Johnson e da Moderna.

Grande parte destas farmacêuticas já estabeleceu acordos ou negociações com a União Europeia (UE), para que possam vir a ser distribuídas pelos Estados-Membros, inclusive Portugal, assim que alguma for aprovada. Recorde-se que o nosso país terá direito a 6,9 milhões de vacinas, no âmbito do acordo com o bloco.