“Ocidente tem a vantagem, mas deve decidir utilizá-la”: analistas revelam plano para derrotar Putin na Ucrânia

Os países ocidentais que apoiam a Ucrânia devem aumentar urgentemente a sua produção de defesa, dedicar mais equipamento militar a Kiev e, ao mesmo tempo, combater o controlo de informação por parte de Moscovo para evitar que a Rússia triunfe na Ucrânia, indicou o Instituto para o Estudo da Guerra (ISW), think tank com sede nos Estados Unidos, na sua última análise ao conflito ucraniano.

“O Ocidente tem a vantagem, mas deve decidir utilizá-la”, salientou o ISW. “Tudo o que precisa de fazer é levantar-se” e mobilizar-se em apoio ao esforço de guerra da Ucrânia.

“Mobilizar significaria aumentar a sua produção militar, poupar mais das suas capacidades militares e ativos económicos existentes, e aceitar um limiar mais elevado de dor e risco agora para evitar mais custos, dor e risco no futuro”, alertou o ISW.

Os Estados Unidos têm sido o maior doador de ajuda militar ao esforço de guerra de Kiev: no entanto, o bloqueio no Congresso americano a novos pacotes de ajuda têm motivado muitos países ocidentais a armar e apoiar Kiev. Recorde-se que o novo pacote, no valor de 60 mil milhões de dólares, está a definhar há meses no Congresso, por intervenção do Partido Republicano, o que tem colocado em risco o fornecimento de munições, mísseis, sistemas de defesa aérea e demais material militar – a escassez atual na Ucrânia tem limitado as suas operações contra o invasor russo.

As preocupações sobre se a Ucrânia está adequadamente equipada irão provavelmente piorar nos próximos meses. Kiev alertou que a Rússia está a preparar-se para uma ofensiva renovada no final de maio e no verão, e Moscovo tem feito avanços lentos mas constantes no leste da Ucrânia.

De acordo com diversos analistas ocidentais, a Rússia espera esgotar a Ucrânia e o apoio dos seus aliados ocidentais numa guerra de desgaste. Apesar de ter sofrido pesadas baixas e perdas altíssimas de equipamento, Moscovo mobilizou a sua indústria e colocou-se em pé de guerra para colmatar as lacunas no abastecimento.

Os Governos ocidentais têm sido prudentes no envio de material bélico devido ao receio de uma escalada do conflito. O uso de “manipulação de perceção” pelo Kremlin – ou fazer com que os apoiantes da Ucrânia vejam o mundo e o conflito de uma determinada maneira – poderia permitir que “a Rússia vença no mundo real”, destacou o ISW.

“O principal esforço do Kremlin é forçar os Estados Unidos a aceitar e raciocinar com base nas premissas russas para decisões que promovam os interesses da Rússia, não os nossos”, frisou o think tank, que alertou que americanos e outros países precisam de “tomar várias medidas específicas e imediatas”.

“A Rússia não pode derrotar a Ucrânia ou o Ocidente – e provavelmente perderá – se o Ocidente mobilizar os seus recursos para resistir ao Kremlin”, afirmou o ISW.

Ler Mais