O poder de uma clara narrativa de liderança

A parceria entre a Executive Digest e o MIT tem o apoio


Os grandes líderes criam comunidades incríveis. Fazem-no de diversas formas e durante um longo período de tempo. Uma das ferramentas mais eficazes para tal é a criação e articulação de narrativas poderosas sobre o que é possível. Os líderes eficazes partilham histórias sobre o que é uma grande liderança quando indivíduos se transformam em equipas e as equipas se transformam em comunidades, com uma noção convergente de propósito e ambição colectiva.

Esta perspectiva foi obtida através de dados de inquéritos e dezenas de entrevistas a executivos de topo de vários países, e fez parte de um grande estudo global chamado “O Futuro da Liderança na Economia Digital”, que a MIT Sloan Management Review esteve a levar a cabo com a Cognizant.

Neste mundo novo do trabalho, onde estar interligado e ser adaptável são factores de suma importância, 82% dos nossos inquiridos e quase todos os entrevistados indicaram que um indivíduo no mundo digital precisa de um certo nível de sagacidade digital para ser um líder eficaz. Contudo, quando perguntámos qual a competência ou o comportamento mais importante para uma liderança eficaz, a resposta foi “conseguir articular uma noção clara de propósito, visão e estratégia”. O que inicialmente parecia antiquado é, mais uma vez, recente: a clareza na comunicação num mundo hiperligado é o factor que mais diferença faz aos olhos de gestores actuais e líderes de todo o mundo.

A IMPORTÂNCIA DE ENCONTRAR A NARRATIVA DE LIDERANÇA

nalisámos as respostas ao inquérito em mais de 120 países e realizámos uma análise de sentimentos e um exercício de levantamento para identificar os comportamentos de liderança mais importantes nesta nova economia. As características indicadas foram autenticidade, transparência, confiança, inspiração, capacidade de se associar e investir nos outros, capacidade analítica, curiosidade e coragem, entre outros. Poucos negariam que esses comportamentos e atributos são necessários, contudo, por si só, permanecem independentes e, sem o contexto necessário para criar significado ou catalisar mudanças, correm o risco de serem considerados chavões. As histórias ajudam a impedir que isso aconteça, e é aí que entra em jogo o poder de criar uma narrativa de liderança. O desenvolvimento de uma narrativa poderosa exige que o líder se posicione em relação ao que acredita, ao que é e ao impacto que espera criar ao formar equipas e criar comunidades. Os comportamentos e atributos do líder tornam-se o seu meio de comunicar aos outros quem é, bem como as suas expectativas em relação aos outros sobre como irá liderar em conjunto na organização. É sobre encontrar e partilhar a sua voz.

Numa entrevista ao programa de Anderson Cooper, na CNN, o comediante Stephen Colbert falou sobre o trajecto que fez para «encontrar o seu programa». Durante meses, teve audiências baixas, não por lhe faltar apelo ou impacto cómico, mas por não ter um fio condutor. Assim que ele e a sua equipa de argumentistas se posicionaram e revelaram essa orientação de forma transparente, autêntica e corajosa, Colbert acredita que encontraram o programa certo e desde então este tem estado no primeiro lugar das audiências. Para encontrar uma narrativa de liderança pessoal, é preciso descobrir o que significa grande liderança. David Schmittlein, reitor da Sloan School of Management do MIT, fez uma observação semelhante ao ser entrevistado para este estudo. «Um grande líder deve conseguir e querer mostrar a coragem que por vezes é necessária para defender convicções bem fundamentadas – para defender uma decisão que pode ser pouco popular – sem ser um salgueiro que se dobra ao sabor do vento. Uma narrativa de liderança bem delineada ajuda a criar significado e motivação para outros.»

COMEÇAR: DESCOBRIR A NARRATIVA DE LIDERANÇA

Passei uma boa parte do meu tempo a formar executivos seniores para moldarem e contarem as suas histórias de liderança em iniciativas de desenvolvimento conduzidas por líderes em todo o mundo. Quando bem concebido, e integrado num conteúdo conceptual, o envolvimento de líderes seniores para partilharem as suas perspectivas pode ser uma experiência de aprendizagem. Há uns anos, fui coach de um vice-chairman de uma grande empresa global de serviços financeiros e pedi para partilhar a sua história sobre o que significava ser um grande líder num mundo em mudança. Ele olhou para mim e afirmou: «Ocupo cargos de liderança há 35 anos e é a primeira vez que me pediram para partilhar os ingredientes essenciais para uma grande liderança.» Respondi: «Então vamos pôr mãos à obra!»

Passos simples para a narrativa de liderança:

  1. Independentemente de estarem muito ocupados, dos prazos que têm de cumprir ou das pessoas que controlam o vosso tempo, dêem permissão a vós próprios para pensarem no que significa,
    para vocês, ser um grande líder. Não pensem durante cinco minutos e pronto. Tirem um dia e afastem-se do escritório para reflectirem a sério na questão. Depois, escrevam esses pensamentos como um rascunho da narrativa. Este pode começar como uma série de tópicos, serve perfeitamente para início. Mas certifiquem-se de que começa a ganhar a forma de uma história;
  2. Partilhem esse rascunho com alguém de confiança. Pelo menos confiança suficiente para que sejam honestas sobre a autenticidade da vossa narrativa. Essa narrativa descreve-os? Essas pessoas viram-vos a ter esses comportamentos ao longo do tempo? Testemunharam a vossa tentativa de passarem esses comportamentos a outros? Devem tentar descobrir se são um exemplo real na vossa própria narrativa;
  3. Quando a narrativa estiver suficientemente refinada, façam um teste. Contem a vossa história de forma transparente e com autenticidade. A vossa narrativa de liderança não deve ser vista como uma história de guerra, é simplesmente relembrar algo que fizeram. Trabalhem-na para que outros aprendam com ela. Na altura certa e com as pessoas certas, peçam feedback sobre o impacto que a vossa narrativa teve e perguntem como é que a história pode ter um impacto maior.

A forma como trabalhamos está a mudar, mas a razão por que trabalhamos e aquilo que esperamos atingir através do nosso trabalho permanece igual. Queremos fazer parte de algo maior, algo especial, algo que ajude a tornar o mundo em que vivemos num lugar melhor. A vossa narrativa de liderança pode motivar outros de forma considerável. Descubram a narrativa – uma que demonstre autenticidade, transparência e coragem a demonstrar aquilo em que acreditam como líderes, o que são e aquilo que estão dispostos a mudar – que fará com que transformem indivíduos em equipas e equipas em comunidades incríveis.

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