Número de novos empregos na União Europeia aumentou 7% no terceiro trimestre de 2021
O número de pessoas que começou um novo trabalho nos últimos três meses entre os 20 e os 64 anos na União Europeia foi de perto de 8,0 milhões no terceiro trimestre de 2021.
Este valor representa uma subida de 7% face ao segundo trimestre de 2021, onde o valor era de 7,4 milhões. Destes 8,0 milhões, 4,1 milhões são homens e 3,9 milhões são mulheres, segundo os dados do Eurostat divulgados esta sexta-feira.
A distribuição dos novos empregos pelos grupos ocupacionais não seguiu o padrão no terceiro trimestre de 2021, pois com a recuperação da pandemia de Covid-19, houve um aumento mais acentuado de novos trabalhadores no setor dos serviços e vendas e das profissões base, como empregadas da limpeza.
Em termos de crescimento mais reduzido, o setor dos gestores foi o que registou a menor subida de novos empregos.
Em termos de total de percentagem, a categoria dos serviços e vendas representa a percentagem mais elevada de 24% em termos de novos empregos face aos apenas 16% de total de pessoas empregadas no terceiro trimestre de 2021.
A categoria seguinte é a das profissões base, que representa uma percentagem de 16% em termos de novos empregos face aos apenas 8% de total de pessoas empregadas no terceiro trimestre de 2021.
O grupo do setor dos profissionais mostrou uma percentagem mais elevada do número total de pessoas empregadas, 21%, face à percentagem de 16% de novos empregos.