Netanyahu diz a Biden que Israel vai atacar alvos militares iranianos
O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, garantiu aos EUA que as suas tropas vão atacar instalações militares do Irão, mas não as instalações nucleares e petrolíferas: de acordo com o ‘The Washington Post’, duas fontes anónimas, incluindo uma americana, informaram que Netanyahu garantiu que atacaria a infraestrutura militar iraniana durante o telefonema com Joe Biden na semana passada.
A promessa ocorre num momento em que Israel prometeu retaliar o ataque com mísseis balísticos do Irão, ocorrido há duas semanas, que Teerão disse ter realizado em resposta ao assassinato do ex-líder político do Hamas em Teerão, em julho, e ao assassinato do líder de longa data do Hezbollah, Hassan Nasrallah, no mês passado, em Beirute.
As trocas de tiros entre Telavive e Teerão aumentaram este ano depois de Israel ter bombardeado a Embaixada do Irão em Damasco, na Síria, a 1 de abril, matando altos oficiais militares. O Irão respondeu ao ataque lançando centenas de drones e mísseis balísticos contra Israel. Quase todos foram intercetados por Israel, os EUA e os seus aliados regionais.
Israel realizará o seu ataque ao Irão antes das eleições de 5 de novembro nos Estados Unidos, de acordo com uma fonte, porque adiar ainda mais a ação seria visto pelo Irão como um sinal de fraqueza. “Será uma de uma série de respostas”, indicou.