Navio que provocou colapso de ponte nos EUA já tem ‘histórico’ de colisões: ‘Dali’ esteve envolvido num incidente em Antuérpia em 2016 que deixou danos significativos

O navio responsável pela queda da ponte em Baltimore, destruindo-a por completo e provocando pelo menos 20 desaparecidos, já tem um histórico de incidentes, alertou esta terça-feira a publicação britânica ‘The Guardian’. O ‘Dali’ já esteve envolvido numa colisão ao sair do porto de Antuérpia, na Bélgica, em 2016.

Segundo o site ‘Vessel Finder’ e o arquivo de incidentes marítimos ‘Shipwrecklog’, o ‘Dali’ – um navio de carga com 290 metros e capacidade para 10 mil contentores – estava a deixar o terminal de contentores de Antuérpia em direção a Bremerhaven.

Na manobra, a sua proa terá girado, fazendo com que a popa raspasse a lateral do cais, danificando significativamente vários metros do casco: o navio foi depois detido pelas autoridades belgas e atracado em Deurganckdon, na Bélgica – no incidente, não houve feridos nem poluição.

Segundo o ‘Vessel Finder’, na época estava bom tempo e o incidente teria sido atribuído ao comandante e ao piloto do navio a bordo. Não está claro qual seria a tripulação a bordo do navio. O ‘Vessel Finder’ indicou na altura que o navio, construído na Coreia do Sul em 2015 pela Hyundai Heavy Industries, era propriedade da empresa grega Oceanbulk Maritime, mas tinha sido fretado pela Maersk.

A Autoridade Marítima e Portuária de Singapura (MPA) confirmou esta terça-feira que o ‘Dali’ estava registado em Singapura e tinha 22 tripulantes a bordo – já a Maersk acrescentou, em comunicado, que a tripulação era toda da Índia, mas nenhum deles era tripulante ou pessoal da Maersk.

Cerca de 2,6 km da ponte de Baltimore desabaram esta terça-feira, quando o ‘Dali’ colidiu com ela, fazendo com que vários veículos caíssem no rio Patapsco. Pelo menos sete pessoas estavam a ser procuradas e duas foram resgatadas, incluindo uma em estado crítico, de acordo com as autoridades americanas.

Ler Mais