Mora no Alentejo? Televisão gratuita vai sofrer um ‘apagão’ a partir de hoje. Saiba o que fazer
Vila Nova de São Bento, no concelho de Serpa, é o primeiro local abrangido pela segunda fase do processo de migração da rede TDT. É já esta segunda-feira, dia 24, que o emissor será alterado.
A nova fase, referente à região 2, abrange os distritos de Évora, Beja e Setúbal e tem conclusão prevista para 10 de Março, sendo Almada o último local da lista. No total, serão alterados 24 emissores, mas a Anacom alerta que nem todos os utilizadores de TDT serão incluídos: “As pessoas saberão que são abrangidas pela mudança se a sua televisão ficar sem imagem”, explica a Autoridade Nacional de Comunicações.
Se isso acontecer, o utilizador terá apenas de fazer a sintonia da televisão ou do descodificador de TDT para continuar a ver televisão gratuitamente, como acontecia até aqui. “É um processo simples”, garante a Anacom. Não será necessário substituir ou reorientar a antena nem trocar de equipamento. Também “ninguém terá de subscrever serviços de televisão paga”.
Existe apenas uma excepção: condomínios/edifícios que tenham instalações com amplificadores mono-canal poderão ter que os substituir.
Em caso de dúvida, a Anacom pede para que os utilizadores de TDT recorram à linha telefónica de apoio gratuita (800 102 002), disponível diariamente, entre as 9h e as 22h. Se, mesmo assim, não conseguirem sintonizar o novo emissor, a Anacom compromete-se a agendar uma visita a casa da pessoa, também sem custos envolvidos.
A Anacom deixa, no entanto, um alerta: só irá a casa de quem ligar para o 800 102 002 e se na sequência desse contacto for feito o agendamento da visita. Se a pessoa nunca ligou para este número e aparecer alguém a bater-lhe à porta a dizer que é da Anacom e que vai fazer a sintonia dos equipamentos, há que ter cuidado e não abrir a porta.