Mercedes-Benz supera previsão de lucro à medida que as vendas de EV aumentam

Dados divulgados pela Mercedes-Benz no mês passado mostraram que as vendas de veículos elétricos cresceram mais de 90% em 2021, mesmo quando as vendas totais caíram 5% , já que a empresa priorizou carros de maior valor diante da escassez de semicondutores.

A Mercedes-Benz espera um EBIT ajustado de 14 mil milhões de euros em 2021, informação dada sobre os resultados preliminares, enquanto se concentra em vender cada vez mais carros elétricos. A marca, previu um retorno ajustado sobre as vendas de 12,7% no ano inteiro, superando a própria orientação de 10-12%, já que o pulo nas vendas de veículos elétricos foi compensando os problemas nas outras áreas de negócio.

“O nosso sucesso é resultado de produtos altamente procurados, foco no crescimento lucrativo e disciplina de custos”, disse o CEO, Ola Kaellenius, num comunicado, salientando que o objetivo da Mercedes-Benz era aumentar a lucratividade em vez de se concentrar exclusivamente nas vendas de unidades, já que a empresa se esforça para aumentar a avaliação no mercado de ações após a saída da Daimler Truck em dezembro do ano passado.

O quarto trimestre teve um retorno ajustado sobre as vendas de 15%, com lucratividade impulsionada por “preços líquidos sólidos, bom mix de produtos e desempenho favorável de carros usados” e para 2022 espera-se um ano de maior consolidação e crescimento com um EBIT entre 9 a 10 mil milhões de euros.