Mercedes-Benz G500 4×4² terá versão de produção
O concept Mercedes-Benz G500 4×4², apresentado no Salão de Genebra em Março, terá uma versão de produção.
Recebendo inspiração do gigantesco G 63 AMG 6×6, a Mercedes-Benz recorreu ao mesmo sistema de concepção dos eixos (com esquema “portal”) e ao mesmo sistema de tracção integral (aplicado a quatro rodas e não a seis). Com aquela solução para os eixos, estes não se encontram alinhados com o centro das rodas, mas sim situados em posição mais elevada, conferindo dessa forma maior altura ao solo (450 mm no total).
Para compensar a maior altura ao solo, a Mercedes-Benz recorreu a um novo chassis com esquemas de suspensão específicos e amortecimento ajustável inspirado no mundo da competição. Conta com duas torres de suspensão por roda, uma para o conjunto mola/amortecedor e outra para o sistema de amortecimento variável com controlo electrónico, com modos Sport e Comfort que o condutor pode escolher a partir do interior. O tempo de mudança entre os dois modos é de singelos 15 milissegundos.
Com jantes de 22 polegadas e pneus de tamanho 325/55 R22, esta variante do Classe G estará equipada com motor V8 de 4.0 litros desenvolvido pela AMG, capaz de debitar 422 cv e 610 Nm de binário. Esse bloco surge dotado de injecção directa e de dois turbocompressores, cumprindo a norma anti-poluição Euro 6
Como não poderia deixar de ser, este Classe G mais exclusivo conta com caixa de redutoras e sistema de bloqueio para o diferencial,
A apresentação está marcada para Setembro no Salão de Frankfurt, estando a sua chegada prevista ao mercado para o mês de Dezembro. As encomendas, no entanto, já estão abertas, não só para o G500 4², mas também para os renovados 350 d, G 500, AMG G 63, AMG G 65 (estes disponíveis já em Setembro).
A este respeito, toda a gama do Classe G passa agora a cumprir a norma Euro 6, conseguindo ser até 16% mais potente mas mais económico. O novo motor V8 a gasolina também é utilizado no G 500. De igual forma, contam com novo acerto de suspensão e ESP mais sensível para melhorar a estabilidade dinâmica, segurança e conforto de rolamento. A estética apresenta pequenas diferenças, tanto no exterior como no interior.