Megaoperação da PJ: Detido o sucessor de ‘Xuxas’, suspeito de liderar mais importante rede de narcotráfico do País

Uma megaoperação liderada pela Polícia Judiciária (PJ) do Porto está atualmente em curso, tendo já resultado na prisão de ‘Joca’, agente da PSP aposentado e primo de Bruno Pidá. ‘Joca’, conhecido pelo seu envolvimento em várias atividades criminosas, é suspeito de liderar a mais importante rede de tráfico de droga do país, tendo supostamente ‘herdado’ o controlo deste mercado ilícito, após a prisão de ‘Xuxas’ (o maior traficante português), gerindo agora o esquema complexo de importação de drogas da América do Sul.

Avança o Correio da Manhã que a operação da PJ está a ser presidida pelo juiz Pedro Miguel Vieira e estão previstas pelo menos dez detenções de suspeitos, que serão ouvidos no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) a partir de amanhã.

O suspeito agora detido, ‘Joca’, já era conhecido das autoridades no processo Noite Branca, e também foi detido após ter sido ‘apanhado’ armado e a trabalhar como uma espécie de segurança, quando a PSP fazia buscas na casa de Eduardo Silva, dono da SPDE (que faz segurança ao FC Porto).

Outros dos suspeitos na mira das autoridades são Paulo e Vitinha, este último que seria um dos investidores na rede. Haverá outro homem que foi detido, na zona do Minho, que estaria ligado às lanchas rápidas que permitem que a droga chegue a Portugal.