Marina Machete é a primeira mulher transgénero a ganhar o título de Miss Portugal

Marina Machete, de 28 anos, fez hoje história ao tornar-se a primeira mulher transgénero a vencer o concurso de Miss Portugal. Será agora a também Miss Palmela que irá representar o nosso país no famoso concurso Miss Universo, na edição de 2023.

A coroação de Marina Machete ocorreu em Borba, Évora, onde teve lugar a cerimónia teve como pódio no concurso Miss Universo Portugal, para além da Miss Palmela, a Miss Guimarães e a Miss Câmara de Lobos, (como primeira e segunda dama, respetivamente).

A vencedora, que é asistente de bordo há cinco anos, afirma, num vídeo promocional que a experiência de participar no concurso era “transformadora para expandir, não só, os meus horizontes, mas também para me alertar para a forma como outras culturas lidam com pessoas ‘trans’ em todo o mundo”. A jovem recordou que passou por “vários obstáculos, mas felizmente, e sobretudo devido à minha família, o amor provou ser mais forte do que a ignorância”.

Já nas redes sociais, ainda antes de se sagrar vencedora, dizia-se orgulhosa por “fazer parte deste incrível grupo de finalistas” e recordou que, “durante vários anos”, não lhe foi possível participar.

Marina segue depois para El Salvador, onde esta ano acontece o concurso Miss Universo, que em 2022 corou a norte-americana R’Bonney Gabriel.

Ler Mais