Lua deixa de estar sozinha em órbita: Terra vai ganhar uma ‘mini-lua’ durante mais de 50 dias
A Terra está prestes a ganhar um novo companheiro cósmico: durante cerca de dois meses, um pequeno asteroide vai-nos fazer companhia. A partir do próximo dia 29, esta ‘mini-lua’ fará uma única órbita ao redor da Terra antes de seguir para outras regiões do sistema solar.
O asteroide de 10 metros de largura, agora chamado de ‘2024 PT5’, foi detetado pela primeira vez a 7 de agosto pelo Sistema de Último Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (ATLAS) da NASA, e vai poder ser visto com alguns telescópios.
Mas, qual o motivo? Quando os objetos próximos da Terra – tanto asteroides e cometas – chegam a 45 milhões de quilómetros da órbita da Terra, seguem um caminho em forma de ferradura. A órbita aproxima-os do nosso planeta a uma velocidade relativamente baixa, o que os ‘aprisiona’ temporariamente à Terra, como acontecerá com o ‘2024 PT5’.
De acordo com os especialistas, esta rocha espacial não representa uma ameaça à Terra: no entanto, salientaram os britânicos do ‘Daily Mail’, citando os investigadores de dinâmica de asteroides da Universidade Complutense de Madrid, esta pode residir temporariamente no campo gravitacional da Terra.
Kelly Kizer Whitt @Astronomommy wrote a nice article about our soon-to-be mini-moon. https://t.co/YaD7SQrGTE https://t.co/C63BXBbZrp
— Tony Dunn (@tony873004) September 12, 2024
Os cientistas analisaram dados como o tamanho, a velocidade de viagem e a trajetória do asteroide para aproximar a sua trajetória ao longo dos dois meses seguintes à sua descoberta: o estudo descobriu que a rocha espacial entraria na órbita da Terra como uma ‘mini-lua’ a 29 de setembro – e até 25 de novembro -, circulando o nosso planeta uma vez ao longo dos 53 dias antes de escapar para o espaço.
O ‘2024 PT5’ veio do cinturão de asteroides de Arjuna, um grupo de muitos asteroides com órbitas ao redor do Sol semelhantes às da Terra: os investigadores publicaram as suas descobertas na revista ‘Research Notes of the American Astronomical Society’.
O asteroide ‘2024 PT5’ não é o primeiro a ficar em redor do nosso planeta ‘emprestado’: está a seguir um caminho semelhante ao do asteroide ‘2022 NX1’, que se tornou uma ‘mini-lua’ por um breve período em 2022.