Joint-venture do Grupo Renault e Plug Power desvenda primeiros protótipos a hidrogénio

Um grande comercial pensado para o transporte de mercadoria, com 12 m3 de volume de carga e autonomia de até 500 quilómetros. Em traços gerais, é assim o primeiro protótipo a hidrogénio desvendado pela Hyvia, marca que resulta de uma joint-venture entre o Grupo Renault e a Plug Power.

Designado Renault Master Van H2-TECH, este protótipo promete zero emissões de CO2 e tempos de reabastecimento mais curtos, estando equipado com uma pilha de combustível de 30kW, uma bateria de 33kWh e depósitos com capacidade para 6 kg de hidrogénio (quatro depósitos de 1,5 kg).

A par do novo Renault Master Van H2-TECH – que estará disponível em 2022 –, a Hyvia apresenta também o protótipo de uma estação de abastecimento de hidrogénio, que tem como propósito oferecer ao cliente opções convenientes de reabastecimento, nos locais onde as infraestruturas públicas ainda estão em desenvolvimento.

Nesta estação, será possível abastecer em cinco minutos, sendo que o hidrogénio fornecido é gerado no local com recurso a eletrólise da água ou fornecido a granel. O sistema comprime o hidrogénio em armazenamento, antes de o distribuir.

Segundo, a marca estes protótipos são um primeiro exemplo de um ecossistema completo que incluirá a produção e distribuição de hidrogénio verde e uma gama de veículos comerciais ligeiros movidos a pilhas de combustível.

David Holderbach, CEO da Hyvia, diz ter «muito orgulho nesta apresentação». De acordo com o responsável, a Hyvia «propõe soluções de mobilidade a hidrogénio, com uma oferta feita à medida dos clientes, para enfrentar os desafios da mobilidade a hidrogénio» e deverá ser capaz de «implantar a totalidade do seu ecossistema em todos os territórios e frotas profissionais para garantir uma mobilidade sem carbono».

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