Continente, Delta Cafés e Pingo Doce consideradas as marcas com maior relevo para o consumidor português

Já são conhecidas as marcas com maior relevo para o consumidor português. Das 20 mais referenciadas, destacam-se 10 nacionais: Continente – que ocupa o primeiro lugar em termos de referenciação geral -, Delta Cafés, Pingo Doce, MEO, Mimosa, EDP, Worten, NOS, Galp e Super Bock.

A Superbrands Portugal revelou hoje, na Universidade Católica Portuguesa, os resultados do Estudo do Consumidor de 2024, estudo que revela que o Continente, a Adidas e a Nike são as três Marcas que lideram o Top 20 em termos de referenciação geral, que é ainda composto por Delta Cafés, Samsung, Pingo Doce, Nestlé, Apple, Zara, MEO, Lidl, Coca-Cola, Vodafone, Mimosa, EDP, Mercedes, Worten, NOS, Galp e Super Bock.

No ranking nacional, o ‘pódio’ é constituído por Continente, Delta Cafés e Pingo Doce.

“É notório um crescimento significativo das marcas de origem portuguesa no Top de referência espontânea. Se no ano passado tínhamos sete marcas nacionais no Top 20, este ano esse número subiu para 10. Portanto, é com imensa satisfação que assistimos ao momento em que este Top passa a ser 50% ocupado por marcas nacionais”, afirma Pedro Diogo Vaz, Country Manager da Superbrands Portugal.

Conduzido pela AMINT, uma empresa de análise e estudos de mercado, o estudo analisa cinco dimensões: Notoriedade, Marcas Únicas, Confiança, Identificação e Satisfação das Necessidades.

Numa análise ao Top 3, observa-se que a marca Continente é a única que está sempre mencionada, liderando 4 das 5 dimensões. Segue-se a Nike, com três aparições no Top 3, e Adidas e Delta Cafés, com duas aparições no Top 3.

Os resultados revelam que, em 2024, 79% do Top 20 das Marcas mais referenciadas pelos consumidores distribuem-se por cinco setores de atividade: Retalho, Alimentação, Desporto, Tecnologia e Telecomunicações.

O estudo segmenta ainda por gerações as respostas – Silent Generation (1928-1945), os Baby Boomers (1946-1964), a Geração X (1965-1980), os Millennials (1981-1996) e a Geração Z (1997-2012) são as gerações identificadas.

A marca Continente destaca-se ao surgir no Top 3 do ranking geral nas cinco gerações. Adidas está no Top 3 de Marcas em quatro gerações (a exceção é a Silent Generation) e Nike aparece no Top 3 de duas gerações. Por sua vez, Nestlé, Vodafone, Delta e MEO aparecem apenas em uma geração. Observa-se ainda que Delta, Samsung, Pingo Doce e Adidas estão no Top 10 das cinco gerações.

Comparando os dados do ano passado com os deste ano, verifica-se que o Continente continua a ser a marca de topo em todas as gerações, exceto na Silent Generation, onde a Nestlé ocupa o primeiro lugar.

O estudo decorreu entre 10 de janeiro e 15 de fevereiro de 2024, com uma amostra representativa da população portuguesa, em termos etários (com idade igual ou superior a 16 anos), género e distribuição geográfica. Foram realizadas 1.000 entrevistas online, com uma margem de erro de 3,2%.

 

 

Ler Mais