Investimentos alternativos: a corrida ao mercado relojoeiro

por Henrique Tomé, analista financeiro da XTB

O mercado relojoeiro tem chamado a atenção dos investidores ao longo das últimas duas décadas. Os relógios que, por muitos, são vistos como um símbolo de status social, para outros são escolhas de investimento alternativo que, pelo menos, conseguem mitigar o efeito da inflação a longo prazo, acabando por preservar o valor do activo ao longo do tempo.
Os relógios suíços são, obviamente, os mais procurados – marcas como Rolex, Audemars Piguet, Patek Philippe, Vacheron Constantin, entre outras, têm registado valorizações absolutamente espantosas. Mas quais os motivos que justificam a recente procura por relógios de luxo?

Valorização e estabilidade
Um dos factores que tem despertado interesse dos investidores no mercado relojoeiro é a capacidade dos relógios conseguirem preservar o seu valor ao longo do tempo, servindo de certa forma como uma cobertura (hedge) contra a inflação, à semelhança do que acontece com o ouro e ao contrário do que sucede com outros bens de consumo, como automóveis ou telemóveis. Os relógios de luxo possuem características únicas que os tornam objectos de desejo e colecção. 

Exclusividade e escassez
A exclusividade é algo que os puristas não gostam de mencionar, mas a verdade é que ainda existem muitos consumidores que compram por esse motivo. Por outro lado, a escassez é um dos factores que também contribuem para a valorização dos relógios de luxo, pois, no final de contas, tudo se resume à equação entre a oferta e a procura.
A combinação de exclusividade e escassez torna este mercado uma boa alternativa de investimento para muitos daqueles que procuram investir em activos físicos. 

Dificuldade de aquisição
Uma das particularidades do mercado relojoeiro é a dificuldade em adquirir os modelos mais procurados no momento, o que resulta numa procura excepcionalmente elevada por esses modelos e uma produção que é limitada. Como consequência, esses modelos frequentemente possuem listas de espera consideráveis e são difíceis de adquirir directamente nas lojas, sendo que no mercado secundário o valor acaba por disparar.
De uma forma geral podemos concluir que, embora a decisão de comprar um relógio de luxo não seja sempre encarada como um investimento, dado que existem muitos aficionados e coleccionadores, a verdade é que os relógios têm ganho cada vez mais preponderância como investimento alternativo. No entanto, é importante ter em mente que todos os investimentos envolvem riscos, sendo que o mercado relojoeiro, como qualquer outro mercado, não está isento dos mesmos.