Imprensa americana destaca ataques de orcas a barcos perto de Portugal “quase todos os dias”

Os incidentes com orcas têm aumentado na costa de Portugal e perto do Estreito de Gibraltar, entre Espanha e Marrocos, de acordo com dados do site orcas.pt, da responsabilidade de Rui Alves, que tem monitorizado os encontros das orcas com barcos – tanto avistamentos como ataques.

Segundo o mapa de junho, houve pelo menos um encontro de baleias assassinas todos os dias na área, até agora – O mapa mostrou 10 ataques desde 1 de junho e 12 avistamentos adicionais de orcas no mesmo período. Em entrevista à ‘PBS’, Rui Alves garantiu que existe “um incidente todos os dias, em média. Há dias que temos dois ou três”.

Por exemplo, no passado dia 3, houve quatro ataques de orcas identificadas; já no dia 8, houve dois.

A intenção de Rui Alves foi ligar os marinheiros na área que podem relatar os incidentes e respetivas localizações. “Foi uma ideia. Se se espalhar a palavra sobre algo que acontece numa área, as pessoas vão evitar essa zona”, explicou. “Talvez deixem o barco no porto e pensem: ‘Hoje não navego porque há muitas orcas naquele ponto’.”

O motivo pelo qual as orcas têm estado mais perto dos barcos não está claro: há uma teoria que aponta que uma única orca, chamada ‘White Gladis’, está por trás dos ataques e as outras orcas imitam. Mas há especialistas que garantem que as orcas apenas pretendem brincar.

Seja qual for o motivo, esses predadores não devem ser subestimados, são conhecidas por caçar grandes tubarões brancos e até baleias azuis.

Ler Mais