Houve 3 milhões de atendimentos nas Lojas do Cidadão em 2020
As Lojas de Cidadão realizaram cerca de 3 milhões de atendimentos presenciais em 2020, “um ano particularmente desafiante para os serviços públicos em que foi preciso adaptar o atendimento presencial às regras de segurança impostas pela pandemia e robustecer a capacidade de resposta dos serviços digitais”, informa o Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública.
O atendimento presencial e de proximidade foi reforçado ao longo deste ano com a abertura de mais 105 novos Espaços Cidadão. Existem atualmente 59 Lojas de Cidadão e 735 Espaços Cidadão distribuídos por todo o território nacional, fruto da articulação entre a Administração Central e as Autarquias. O conjunto de serviços oferecidos por estes balcões foi também alargado. Hoje é possível renovar o Cartão de Cidadão (CC) em 573 Espaços Cidadão e, destes, 55 já permitem também fazer o levantamento no local.
Paralelamente à aposta na proximidade, o Governo assegura que se mantém o reforço dos serviços públicos digitais, permitindo que cidadãos e empresas possam aceder a mais de 200 serviços online, sem necessidade de deslocações. Entre janeiro e dezembro, foram realizados perto de 240 mil pedidos de renovação do CC online e 270 mil alterações de morada.
O ministério destaca ainda a adesão dos cidadãos aos serviços digitais, atendendo ao crescimento das Chaves Móveis Digitais que são já 2,5 milhões, sendo que destas mais de 1,5 milhões estão ativas, o que significa que foram de facto utilizadas para aceder a algum serviço.
No que respeita às empresas, foram tramitados mais de 76 mil pedidos. A Declaração de estabelecimento Saudável & Seguro para Alojamento Local foi o mais solicitado (10.462), seguido do registo de Alojamento Local (7.574), do pedido de instalação de estabelecimento ou acesso à atividade por empresas de restauração e bebidas (4.489) e do pedido de instalação de esplanada aberta (4.431).
No total, o portal ePortugal, gerido pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA), permitiu a realização de mais de meio milhão de serviços e acumulou mais de 7 milhões de visualizações de página.
A atividade dos centros de contacto da AMA também registou um aumento significativo, tendo recebido um total de 1.760.827 chamadas e 399.720 emails. Com o agravamento da situação pandémica, as linhas telefónicas para cidadãos e empresas passaram de um volume médio mensal de 54.266 chamadas e de 11.946 emails (em janeiro/fevereiro de 2020) para um volume superior a 160.000 chamadas e 36.000 emails por mês.