Homem ameaça fazer-se explodir no consultado do Irão em Paris. Foi detido pelas autoridades

A polícia francesa isolou o consulado iraniano em Paris na sexta-feira após relatos de que um homem ameaçava explodir-se no local. Segundo fontes policiais citadas pela Reuters, o indivíduo foi avistado por volta das 11h00 (menos uma hora em Lisboa) a entrar no consulado, portando o que parecia ser uma granada e um colete explosivo.

As autoridades estavam presentes no local e pediram ao público para evitar a área, mas não forneceram mais detalhes sobre a situação. Por questões de segurança, o serviço foi interrompido em uma linha de metro próxima, conforme anunciou a empresa de metro RATP.

Mais tarde, fonte policial adiantou à mesma agência que o suspeito havia sido detido pelas autoridades framcesas.

Um representante da embaixada iraniana, contactado pela Reuters, recusou-se a fornecer informações sobre o incidente. A motivação por trás da ameaça permanece incerta, incluindo se tem alguma ligação com as crescentes tensões entre o Irão e Israel.

Esta manhã, explosões foram ouvidas na cidade iraniana de Isfahan, descritas por fontes como um ataque israelita. No entanto, Teerão minimizou o incidente e indicou não ter planos para retaliar, numa resposta aparentemente calculada para evitar um conflito generalizado na região.