Hoje é dia de “debate das rádios”. O último todos contra (quase) todos da campanha eleitoral
O último debate das eleições legislativas, o chamado “debate das rádios”, que vai opor os líderes dos partidos com assento parlamentar, tem lugar esta segunda-feira, às 10h00 — e é transmitido em simultâneo na Antena 1, Renascença, TSF e Rádio Observador.
O debate pode ainda ser seguido, em direto e via streaming vídeo, nas plataformas digitais das respetivas rádios e tem uma duração prevista de duas horas.
No debate estarão os dirigentes máximos do PS, Pedro Nuno Santos; PSD, Luís Montenegro; Iniciativa Liberal, Rui Rocha; PCP, Paulo Raimundo; Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua; Livre, Rui Tavares; e PAN, Inês Sousa Real. Já o presidente do Chega, André Ventura, não vai participar por estar no Norte do país.
“O Presidente do CHEGA não estará presente no debate das rádios porque se encontra no norte do país. Pedimos para que fosse possível entrar em direto a partir dos estúdios no Porto e não nos foi permitido”, pode ler-se numa nota enviada pelo partido.
Na moderação vão estar os jornalistas Susana Madureira Martins, da Renascença, Natália Carvalho, da Antena 1, Judith Menezes e Sousa, da TSF, e Rui Pedro Antunes, da Rádio Observador.
As rádios convidaram ainda Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro para um frente a frente, mas o secretário-geral dos socialistas recusou.
“Tal como nas legislativas de 2015 e 2019, as rádios convidaram ainda os líderes dos dois maiores partidos, PS e PSD, para um frente a frente. Luís Montenegro aceitou, Pedro Nuno Santos recusou o debate, pelo que o mesmo não se realizará”, refere um comunicado enviado pelas direções editoriais da Antena 1, Observador, Renascença e TSF.
As duas últimas sondagens, divulgadas na semana passada, mostram a Aliança Democrática (AD) à frente do PS e dão uma vantagem geral à direita em relação à esquerda. Apontam ainda para uma elevada percentagem de indecisos, a rondar os 16%.