Há 3 novos paraísos fiscais. Bruxelas adiciona novos países à lista

Os ministros das Finanças da União Europeia (UE) juntaram esta terça-feira mais três países à lista de paraísos fiscais. Anguilla, Bahamas e Ilhas Turks e Caicos juntam-se agora a outros nove na lista de Bruxelas.

Das novas entradas, as Ilhas Turks e Caicos, próximas das Bahamas e Cuba, estão listadas pela primeira vez na sua história. Já as Bahamas foram consideradas paraíso fiscal uma vez em 2018 e depois retiradas, enquanto Anguilla, um território britânico ultramarino também nas Caraíbas foi listada uma vez em 2020.

“A tributação justa das empresas beneficia todos. É por isso que a UE e os parceiros internacionais partilham um interesse comum em combater a erosão da base tributária e a transferência de lucros”, disse o ministro das Finanças checo, Zbynek Stanjura, cujo país detém a presidência rotativa da UE, de acordo com a agência ‘Reuters’.

Stanjura diz acreditar que todos os 12 países da lista irão cumprir os seus compromissos e irão “realizar as reformas necessárias no campo da tributação o mais rápido possível, para que possam ser excluídos desta lista quando fizermos a sua revisão dentro de 6 meses”, sublinhou.

Desde 2020 que Bruxelas atualiza a lista duas vezes por ano, estando a próxima revisão agendada para fevereiro de 2023.