Grupo parlamentar da UE convida Zelensky para reuniões: Ucrânia está a ser envolvida nos processos europeus antes das negociações de adesão

Um grupo do Parlamento Europeu convidou, esta quarta-feira, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e deputados do seu partido a participarem na suas atividades, num claro sinal de amizade e uma forma de envolver a Ucrânia dos processos da União Europeia antes das suas negociações para a adesão de Kiev ao bloco europeu.

A Ucrânia, que recebeu forte apoio da maioria dos países europeus desde que a Rússia lançou a invasão, em fevereiro de 2022, é candidata a aderir à União Europeia, embora o processo possa demorar anos.

De acordo com o grupo ‘Renew’, o convite a Zelensky visa a sua participação das cimeiras dos seus líderes, enquanto os deputados do partido ‘Servo do Povo’, do líder ucraniano, vão participar nas reuniões parlamentares do ‘Renew’.

O ‘Renew’, o terceiro maior grupo no Parlamento Europeu, inclui chefes de Governo e deputados dos partidos no poder em França, Bélgica, Países Baixos, Estónia, Eslovénia e Bulgária. As cimeiras dos seus líderes incluem normalmente o presidente francês Emmanuel Macron e os seus homólogos de outros países. O grupo político também se ofereceu para fornecer ajuda especializada ao partido de Zelensky para preparar a Ucrânia para o árduo processo de negociação de entrada no clube europeu.

“Acreditamos que o ‘Servo do Povo’ se aproximará cada vez mais do nosso Parlamento e da família ‘Renew'”, apontou Valerie Hayer, presidente do ‘Renew Europe, após a reunião com Rusla Stefanchuk, presidente do Parlamento ucraniano.

A Ucrânia é um dos oito países que espera aderir à UE, embora vá ser um processo demorado: não só Kiev encontra-se a lutar contra a invasão da Rússia, mas também terá de realizar uma série de reformas para cumprir os padrões da UE em muitas áreas. Para admitir um novo membro do tamanho da Ucrânia, a UE também exige reformas internas, tornando o processo ainda mais complexo.

Ler Mais