Gripe e Covid-19: Já foram dadas mais de 4 milhões de vacinas na campanha deste outono-inverno

A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde, (DE-SNS), anunciou esta quarta-feira que, até ao momento, já foram administradas mais de 4 milhões de vacinas da gripe e da Covid-19, no âmbito da campanha de vacinação sazonal.

“A campanha de vacinação Sazonal 2023/2024 envolveu mais de uma dezena de parceiros institucionais, com vista ao desenho de uma nova jornada dos utentes elegíveis para vacinação contra a Gripe e a COVID-19”, começa por assinalar a DE-SNS, em comunicado

“Até ao momento, é clara a satisfação por parte das populações, que passaram a poder vacinar-se em qualquer farmácia comunitária, de forma mais cómoda, sem necessidade de prescrição médica, em horários alargados, evitando deslocações desnecessárias. De um universo de cerca de 700 pontos de vacinação utilizados na campanha de vacinação sazonal 2022/2023, esta nova abordagem permitiu alargar o número de pontos de vacinação para mais de 3000”, destaca o organismo liderado por Fernando Araújo.

Com a chegada ao marco de 4 milhões de vacinas administradas no contexto da Campanha de Vacinação Sazonal 2023-2024, a DE-SNS assinala que se atingiu “uma cobertura de vacinação contra a Gripe no grupo de 80 ou mais anos de 75% e na faixa etária de 70-79 anos de 71%”.

É destacada a grade adesão da população à vacinação contra a gripe. Se compararmos o número de vacinas contra a gripe administradas nesta campanha, com as administradas no mesmo período, na campanha do ano passado, contam-se cerca de mais 359 mil vacinas administradas este ano, um aumento cerca de 20%.

“Estes números são particularmente relevantes quando é possível acompanhar a realidade de outros países europeus, como a Espanha, França e Itália, por exemplo, em que a adesão por parte da população ao processo vacinal tem ficado aquém do esperado. Importante também assinalar o facto das estirpes em circulação no nosso país, identificadas pelo INSA, serem em grande medida abrangidas pela vacina”, sublinha a Direção Executiva do SNS, apelando à vacinação.

A DE-SNS recorda que campanha de vacinação está ainda em curso, pelo que continua a recomendar que todos os indivíduos elegíveis que ainda não se tenham vacinado, adiram ao processo de vacinação numa farmácia comunitária ou no seu Centro de Saúde.

“Relembra-se ainda que a vacinação confere proteção direta para o próprio e indireta para os seus contactos mais próximos, importante sobretudo nesta época”, termina o comunicado de balanço.

Ler Mais