Governo: Eurodeputados do PSD que vão para o Governo cessam funções na segunda-feira no Parlamento Europeu

Os eurodeputados sociais-democratas Paulo Rangel, Maria da Graça Carvalho e José Manuel Fernandes vão cessar funções na próxima segunda-feira para integrarem o XXIV Governo Constitucional.

Fonte do partido disse que os três eurodeputados do PSD cessam funções um dia antes da tomada de posse do executivo, cuja composição foi conhecida hoje, e no qual ficarão com as tutelas dos Negócios Estrangeiros, Ambiente e Energia, e da Agricultura e Pesca, respetivamente.

Neste caso não há uma renúncia ao mandato no Parlamento Europeu, apenas uma incompatibilidade que é comunicada à instituição.

Fonte do partido disse que ainda não estão decididos os nomes dos três candidatos que se seguem nas listas de 2019 para substituir os eurodeputados sociais-democratas, a pouco mais de dois meses das eleições europeias.

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, e os ministros do XXIV Governo Constitucional tomam posse na terça-feira e os secretários de Estado dois dias depois, estando o debate do programa de Governo marcado para 11 e 12 de abril.