Francisco Pinto Balsemão vai ser homenageado pela Universidade Lusófona com título Honoris Causa

A Universidade Lusófona (UL) vai atribuir, esta quarta-feira, o título de Doutor ‘Honoris Causa’ a Francisco Pinto Balsemão, numa cerimónia no Auditório Agostinho da Silva, a partir das 18 horas da UL, no Campo Grande, em Lisboa.

Jornalista, empresário e político português, Francisco Pinto Balsemão foi um dos fundadores do PSD – Partido Social Democrata, primeiro-ministro de Portugal, entre janeiro de 1981 e junho de 1983, e integra, desde 2005, o Conselho de Estado.

Licenciado em Direito, iniciou a sua carreira jornalística na década de 60, no ‘Diário Popular’. Em 1973, inspirado nos semanários que se publicavam nos países anglo-saxónicos, Francisco Pinto Balsemão fundou o semanário ‘Expresso’ que se veio a afirmar como um dos mais prestigiados títulos da imprensa portuguesa. Duas décadas mais tarde, em 1992, lançou a primeira estação de televisão privada em portuguesa, a SIC. O ‘Expresso’ e a SIC seriam a base da constituição do grupo de comunicação social IMPRESA, cotado em bolsa, do qual Francisco Pinto Balsemão é atualmente presidente e acionista maioritário.

Ao longo da sua carreira, Francisco Pinto Balsemão integrou várias organizações no sector da comunicação social, foi presidente do European Publishers Council (1999-2014) e presidente do Conselho de Administração European Institute for the Media (1990-1999). É, ainda, presidente do Júri do Prémio Pessoa, considerado um dos mais importantes prémios nacionais na área das artes e da ciência.

Condecorado com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo, a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique e a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, Francisco Pinto Balsemão foi homenageado em Espanha, Itália, Brasil e Vaticano.

Com uma vida ao serviço da democracia, o jornalista e ex-político é, ainda hoje, uma das figuras mais prestigiadas da sociedade portuguesa.

A cerimónia de atribuição do título de ‘Doutor Honoris Causa’ a Francisco Pinto Balsemão será transmitida, em direto, na página de Facebook da Universidade Lusófona.

Ler Mais