Ford atrasa lançamento do novo Explorer SUV em seis meses: chegada ao mercado está prevista para o próximo verão

A Ford atrasou o lançamento no mercado europeu do Explorer SUV totalmente elétrico em cerca de seis meses: recorde-se que o SUV estava previamente planeado ser lançado no início de 2024.

A produção inicial do Ford Explorer EV, que é baseado na plataforma MEB da Volkswagen, deveria arrancar este agosto na fábrica do Centro de Veículos Elétricos em Colónia, na Alemanha, inaugurado pela Ford em junho último, e um início de vendas para o arranque de 2024.

No entanto, os novos regulamentos globais de segurança terão provocado o atraso, segundo revelou esta sexta-feira a publicação germânica ‘Kölnische Rundschau’, que indicou que os trabalhadores da fábrica foram informados do atraso pela Ford esta quinta-feira.

A União Europeia vai tornar alguns sistemas de assistência obrigatórios para todos os veículos novos a partir de 2024: para veículos recém-homologados, essa obrigação já é aplicada desde 6 de julho de 2022 e, a partir de 2024, também será aplicada para veículos com homologação mais antiga.

Assim, o novo Ford Explorer EV só estará disponível no mercado “no próximo verão” – a marca americana já recebeu diversas pré-encomendas não vinculativas do Explorer EV desde o lançamento do modelo, em março último.