Especialistas alertam para um malware totalmente novo capaz de entrar nas aplicações bancárias em dispositivos Android

A empresa de segurança ‘ThreatFabric’ denunciou esta segunda-feira a presença de um novo tipo de malware, nunca antes visto, que tem a capacidade de aceder diretamente a aplicações bancárias e é até capaz de obter o controlo remoto do dispositivo infetado.

Recentemente, tem havido um aumento significativo deste malware, graças a um amplo download, uma vez que está ‘disfarçado’ de uma atualização para o Google Chrome – a atualização falsa tem um design muito semelhante a uma atualização oficial do Google, embora contenha vários erros ortográficos que devem chamar a atenção para que não é real.

Quando falamos de crimes cibernéticos, o principal objetivo dos atacantes é obter os seus dados pessoais e bancários. Na maioria dos casos, primeiro roubam através de fraudes e enganos, para que possam utilizar os seus dados e aceder às suas aplicações bancárias.

Como esperado, as aplicações bancárias bancários estão repletas de medidas de controlo e segurança, com o acesso a qualquer atividade ou procedimento protegido com pins, senhas, métodos de autenticação de dois fatores e agora também identificação biométrica (reconhecimento facial ou impressão digital).

O que faz este novo malware? Ao instalar o vírus, criar uma tela que se sobrepõe a qualquer aplicação que abra e assim garantir que captura o máximo de informação possível, como dados de login e até cookies, frisou a publicação espanhola ‘El Economista’.

De acordo com os especialistas, um malware com estas características e capacidades é uma novidade total e, de acordo com a ‘ThreatFabric’, nas próximas semanas é expectável que esta e outras variações vão crescer exponencialmente, o que representa um sério risco.

Entre as dicas mais importantes para lidar com essa ameaça está ter um antivírus instalado e contar com o Google Play Protect para que analise todas as aplicações antes de instalá-las.

Ler Mais